Selecionar bons funcionários para a sua oficina mecânica é uma tarefa mais difícil do que parece, não é? Embora complexa, essa tarefa é primordial para garantir a harmonia no ambiente de trabalho e aumentar a produtividade da empresa.
Se você enfrenta problema para lidar com as diversas personalidades dos seus mecânicos, este post pode ser a solução para os seus dilemas! Afinal, é preciso saber como trabalhar com cada funcionário para garantir a dinâmica da equipe.
Aprender a conviver com a incompatibilidade de gênios é o segredo para quem deseja alavancar o seu negócio, melhorar as condições de trabalho e não perder os clientes para a concorrência.
Selecionamos uma lista com os cinco piores tipos de funcionários, dicas imperdíveis para você não errar mais na hora de tomar atitudes relacionadas a eles e saber como lidar com os vários tipos de mecânicos. Confira:
O intrometido
Além das inúmeras perguntas pessoais que ele faz aos colegas de trabalho, na maioria das vezes o funcionário intrometido acha que é superior aos outros, oferece ajuda sem que ninguém tenha solicitado e pensa que pode mandar na vida dos outros — é terrível ter que aguentar alguém assim todos os dias, não?
Como lidar: O ideal é fazer perguntas como “Qual o motivo dessa pergunta?’’ ou “Por que você quer saber isso?’’. Assim, ele perceberá que não deve confundir os assuntos profissionais com os pessoais.
Se essa tentativa falhar, seja mais incisivo e alerte que está sendo incômodo.
O tanque de guerra
Esse é exemplo típico do velho ditado popular “Quem puxa o saco, puxa até tapete’’. O motivo? Ele é controlador, insistente e não mede esforços para eliminar quem estiver em seu caminho.
No geral, está sempre focado em suas atividades e raramente tira um tempo de folga, pois acredita que parar o serviço é dar oportunidade para outro funcionário cumprir a tarefa em seu lugar, de um jeito melhor.
Como lidar: Caso o funcionário tenha essas características, mas sua presença seja fundamental para o bom funcionamento da oficina, o segredo será delegar funções: determine uma pessoa para cada atividade e seja direto quando o assunto for as promoções ou substituições.
O atirador
Sabe aquela pessoa que o elogia e trata bem quando está na sua frente, mas dispara ofensas quando você está de costas? É esse funcionário!
Com uma capacidade de manipular inexplicável, esse tipo de funcionário conhece a fraqueza de cada colega de trabalha e não pensa duas vezes para atacá-los.
Como lidar: Se você perceber que existe um funcionário assim em sua oficina mecânica, enfrente-o. A regra de ouro para cortar essa atitude é confrontar, pois assim ele estará ciente de que está sendo observado, e suas manipulações serão reduzidas.
O sabe-tudo
Ele pensa que sabe muito, mas na verdade tudo não passa de muita falação e exagero para chamar a atenção. Ninguém é obrigado a suportar uma pessoa que sempre afirma saber mais que os outros, concorda?
Como lidar: Se você identificou esse funcionário, saiba que ter atenção é tudo o que ele quer! Por isso, deixe que ele fale tudo o quiser, mas logo em seguida faça perguntas e questionamentos que exponham o seu desconhecimento sobre o que havia dito. Com o passar do tempo, ele perceberá que ainda tem muito o que aprender, e aprenderá como o silêncio pode ser bom e vantajoso.
O indeciso
Se agora ele disse sim, daqui a alguns instantes dirá não. Caso afirme conhecimento sobre alguma técnica, daqui a alguns minutos terá esquecido o procedimento correto. Um funcionário que vive em cima do muro pode ser o motivo pelo qual sua empresa não atinge o tão sonhado sucesso.
Como lidar: Se a opinião do funcionário for mesmo indispensável, ofereça opções para ajudá-lo a decidir; exponha os pontos positivos e negativos da questão e estipule um prazo para a resposta. Caso ultrapassado, faça uma advertência, mas quando a solução for efetiva, elogie para motivá-lo cada vez mais.
E então, conhece outro tipo de funcionário de uma oficina mecânica ou possui outras dicas? Conte para nós nos espaços reservados para os comentários!