Com o aumento do número de equipamentos e novos métodos de produção, o tema segurança no trabalho se torna cada vez mais um ponto de atenção das empresas, porque, se não forem adotados alguns cuidados, podem ocorrer sérios acidentes de trabalho que podem até levar a óbito. Para evitar esse tipo de problema é preciso que as empresas estejam sempre atentas às normas de segurança e sigam a legislação vigente, conseguindo preservar a integridade de seus funcionários.
Vale dizer que, conforme dados do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), o Brasil está em quarto lugar no ranking de acidentes, o que mostra a grande preocupação que os empreendedores devem ter com as normas de segurança, que no Brasil é conhecida como NR-12.
A NR-12 regulamenta o uso de itens de proteção e condições que ajudam o trabalhador a evitar acidentes ao manusear máquinas e equipamentos, garantindo um serviço seguro em todas as fases do projeto, que vão desde a compra até o descarte de uma máquina.
Ao ficarem atentos às normas de segurança, os administradores garantem que os funcionários trabalharão em melhores condições e estarão mais tranquilos – melhorando a retenção de talentos – e os clientes sentirão mais confiança em sua oficina. Para isso, veja algumas medidas que devem ser adotadas para evitar acidentes em sua oficina.
Use equipamentos de proteção
Cada procedimento a ser realizado exigirá o uso de um tipo certo de equipamento de proteção, indispensável para a realização da tarefa. Ao desmontar máquinas, por exemplo, deve-se usar as ferramentas certas (nunca improvise!), como botas, óculos e luvas de segurança. Se for fazer soldagem, além dos óculos são necessárias as luvas e o avental – e assim por diante.
Tenha processos claros de segurança do trabalho
Partir logo para o reparo pode acarretar graves problemas devido à ausência de um diagnóstico preciso. Para evitar isso, crie uma sequência para que todos os cuidados possível sejam tomados de forma ordenada.
Quando um veículo chegar na oficina, tenha todos os processos já bem definidos. Isso quer dizer que é preciso saber onde o carro deve ficar para que seja feita a avaliação e ele seja preparado para ir à manutenção.
Tenha um ambiente planejado
Todo o local deve ser estruturado a fim de oferecer condições adequadas de trabalho, desde a iluminação até o posicionamento das ferramentas.
A iluminação deve permitir que o funcionário consiga enxergar bem o que está fazendo, inclusive à noite, e a ventilação precisa manter o ambiente sempre agradável. Já o layout tem que ser elaborado de forma que a passagem nunca fique obstruída, pois assim a circulação fica mais fácil.
Além disso, tenha sempre balcões específicos para cada função, para que se possa trabalhar com as peças de uma forma que evite que o trabalho seja feito no chão ou em locais improvisados.
Cuide da manutenção preventiva
Além de organizar o ambiente, sempre faça inspeções para verificar se não existe nenhum problema. As lâmpadas, se queimarem, devem ser trocadas o mais rápido possível, pois podem fazer falta.
Outros itens de segurança que, muitas vezes, são esquecidos, como extintores e mangueiras de incêndio, também precisam ser checados e devem passar por inspeção ou substituição, sempre que necessário.
Cuide da integridade dos funcionários
Por mais cuidado que se tome, pequenos cortes e ferimentos sempre podem ocorrer, por isso é sempre bom ter um kit de primeiros socorros à disposição. No entanto, lembre-se que as medicações são proibidas a não ser que haja um profissional de saúde no local.
E, por falar nisso, dependendo do número de funcionários que sua oficia tenha, pode ser necessário ter um enfermeiro à disposição para prestar possíveis atendimentos. Seguindo essas dicas, a sua oficina estará em dia com as normas de segurança do trabalho e os acidentes serão evitados ao máximo.
Gostou do texto? Então compartilhe-o nas redes sociais e ajude a criar um ambiente mais seguro nas oficinas!