Com o aumento do número de equipamentos e novos métodos de produção, o tema segurança no trabalho se torna cada vez mais um ponto de atenção das empresas. Se não forem adotados alguns cuidados, podem ocorrer sérios acidentes de trabalho.
Para evitar esse tipo de problema é preciso que as empresas estejam sempre atentas às normas de segurança e sigam a legislação vigente, conseguindo preservar a integridade de seus funcionários. Além disso, é preciso que conscientizem os profissionais, mantendo-os atentos aos adequados padrões de segurança.
Reunimos uma série de informações sobre o assunto. Hoje, você vai entender as normas de segurança no trabalho e como evitar acidentes. Continue a leitura!
As normas de segurança no Brasil
Vale dizer que, conforme dados do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), o Brasil está em quarto lugar no ranking de acidentes. Isso mostra a grande preocupação que os empreendedores devem ter com as normas de segurança, conhecida como NR-12 no Brasil.
A NR-12 regulamenta o uso de itens de proteção e condições que ajudam o trabalhador a evitar acidentes ao manusear máquinas e equipamentos, garantindo um serviço seguro em todas as fases do projeto, que vão desde a compra até o descarte de uma máquina.
Na norma regulamentadora, são tratadas questões de segurança coletiva, organização do trabalho e segurança individual, devendo o administrador conhecê-las adequadamente.
Ao ficarem atentos à segurança, os administradores garantem que os funcionários trabalharão em melhores condições e estarão mais tranquilos — melhorando a retenção de talentos — e os clientes sentirão mais confiança em sua oficina.
Como evitar acidentes no trabalho
O empenho em evitar acidentes no trabalho deve ser diário. Todos na oficina mecânica, do diretor executivo ao mais simples operário, devem compreender a importância do assunto e se comprometer com melhores resultados. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você. Confira!
Use equipamentos de proteção
Cada procedimento a ser realizado exigirá o uso de um tipo certo de equipamento de proteção, indispensável para a realização da tarefa.
Ao desmontar máquinas, por exemplo, é preciso usar as ferramentas certas para utilização, como botas, óculos e luvas de segurança. Se for fazer soldagem, além dos óculos, são necessárias as luvas e o avental — e assim por diante.
Nesse ponto, além de fornecer os adequados equipamentos de proteção, o administrador deve conscientizar sua equipe sobre o uso. Lembre-se de que, por pressa ou esquecimento, muitas vezes, os mecânicos deixam de usar os acessórios devidos.
Tenha processos claros de segurança do trabalho
Partir logo para o reparo pode acarretar graves problemas devido à ausência de um diagnóstico preciso. Para evitar isso, crie uma sequência para que todos os cuidados possíveis sejam tomados de forma ordenada.
Quando um veículo chegar à oficina, tenha todos os processos já bem definidos. Isso quer dizer que é preciso saber onde o carro deve ficar para que seja feita a avaliação e ele seja preparado para ir à manutenção.
Nesse ponto, é interessante construir um fluxograma. Consiste na representação gráfica, por meio de símbolos geométricos, do processo. Desse modo, todos os profissionais podem entender o passo a passo do que deve ser feito, aumentando a padronização.
Tenha um ambiente planejado
Todo o local deve ser estruturado a fim de oferecer condições adequadas de trabalho, desde a iluminação até o posicionamento das ferramentas.
A iluminação deve permitir que o funcionário enxergue bem o que está fazendo, inclusive à noite, e a ventilação precisa manter o ambiente sempre agradável. Já o layout tem que ser elaborado de forma que a passagem nunca fique obstruída, pois assim a circulação fica mais fácil.
Além disso, tenha sempre balcões específicos para cada função, para que se possa trabalhar com as peças de uma forma que evite que o trabalho seja feito no chão ou em locais improvisados. Assim, as chances de acidentes serão reduzidas.
Cuide da manutenção preventiva
Além de organizar o ambiente, sempre faça inspeções para verificar se não existe nenhum problema. As lâmpadas, se queimarem, devem ser trocadas o mais rápido possível, pois tornam o ambiente inapropriado para o trabalho.
Outros itens de segurança que, muitas vezes, são esquecidos, como extintores e mangueiras de incêndio, também precisam ser checados e devem passar por inspeção ou substituição, sempre que necessário. Caso contrário, a empresa pode ser multada.
Cuide da integridade dos funcionários
Por mais que se tenha cuidado, pequenos cortes e ferimentos sempre podem ocorrer, por isso é crucial ter um kit de primeiros socorros à disposição. No entanto, lembre-se de que as medicações são proibidas, a não ser que haja um profissional de saúde no local.
Por falar nisso, dependendo do número de funcionários que sua oficia tenha, pode ser necessário ter um enfermeiro à disposição para prestar possíveis atendimentos. Assim, mesmo que haja algum incidente, será possível controlá-lo rapidamente.
Como educar os profissionais da oficina
Boa parte da prevenção está na educação dos mecânicos e demais profissionais da oficina. Absolutamente todos devem entender a importância do assunto, bem como se comprometer em atuar corretamente no expediente. Veja como!
Estabeleça uma política de segurança
Elabore uma pequena cartilha aos profissionais. Ela deve informar os equipamentos obrigatórios a cada função e posto de trabalho. Além disso, deve esclarecer as obrigações e deveres de membro da equipe. Esse é o primeiro passo!
O tamanho da cartilha varia bastante, mas é interessante que a crie pequena, objetiva e com linguagem simples. Ela deve ser entregue a todos os profissionais, especialmente àqueles que estão entrando na empresa, ainda no processo de integração.
Ofereça treinamentos específicos
Há, também, a possibilidade de fazer treinamentos internos e obrigatórios. Assim, será possível ensinar os mecânicos de forma mais prática e dinâmica.
Na maioria das vezes, contrata-se um instrutor externo para fazer a capacitação. Normalmente, o valor da hora-aula é bastante acessível, mesmo para pequenas oficinas. Outra possibilidade é separar três ou quatro membros da equipe, depois responsabilizá-los de criar e apresentar uma palestra sobre segurança no trabalho.
Estabeleça recompensas ligadas à segurança
Por fim, é o momento de criar recompensas ligadas à segurança. Monitore os profissionais que mais se comprometem com o assunto, depois os recompense proporcionalmente. Pequenas coisas podem fazer toda a diferença, como:
- um dia de folga remunerado;
- almoço com acompanhante;
- quadro de funcionário do mês;
- cesta básica;
- vaga exclusiva na garagem.
Nem sempre é preciso estabelecer recompensas financeiras. Com criatividade, é possível motivar todo o time e manter elevados padrões de segurança.
A segurança coletiva, a organização no trabalho e a segurança individual devem ser prioridades diárias. Sem isso, a empresa terá sérios problemas e poderá colocar a vida dos seus profissionais em risco. No entanto, ao seguir essas dicas a sua oficina estará em dias com as normas de segurança no trabalho e os acidentes serão evitados ao máximo.
Agora você entende a importância e como manter elevados padrões de segurança no trabalho, certo? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais — Facebook, Twitter e YouTube — e ficar sempre por dentro das nossas novidades. Vamos lá!