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Recursos Humanos e Cominicação Interna

Saiba como treinar os mecânicos da oficina para melhorar o atendimento ao cliente

19 de março 2 min. de leitura

Se você é proprietário ou gestor de uma oficina, deve ter consciência sobre a importância de treinar os mecânicos que trabalham no estabelecimento. Isso deve acontecer, principalmente, para melhorar o atendimento ao cliente e assim garantir que eles retornem até o local em outras oportunidades.

Pensando nisso, elaboramos uma série de dicas para que você saiba como realizar um excelente treinamento para mecânicos na sua oficina e assim garantir a satisfação dos clientes. Ficou curioso? Então siga a leitura e preste atenção em nossas instruções!

Tenha um planejamento para treinar os mecânicos

É importante que o seu treinamento seja muito bem planejado e estruturado. Para isso, recomenda-se levantar quais são as principais demandas que devem ser trabalhadas para otimizar o atendimento na oficina.

Recomenda-se uma reunião com os profissionais e a coleta de feedbacks de clientes para que se tenha um correto diagnóstico sobre como ocorrem os processos na oficina e o que é preciso ser melhorado para que a excelência seja alcançada.

Esclareça os processos da oficina

Todos os colaboradores da oficina devem ter consciência dos serviços oferecidos e como tudo funciona no organograma do estabelecimento. Isso não quer dizer, no entanto, que um funcionário precisa saber realizar o trabalho do outro, mas sim que sabe quem é o responsável de cada área, podendo orientar o cliente sobre com quem falar, se necessário.

Esse processo esclarece a compreensão dos mecânicos como um todo, facilitando o processo decisório e a obtenção de um atendimento mais assertivo.

Divulgue a cultura organizacional

Entende-se por cultura organizacional o conjunto que engloba a missão, a visão e os valores que norteiam uma empresa. Esses valores geralmente são transmitidos de cima para baixo no nível hierárquico, ou seja, dos gestores para os funcionários.

Dentro desse contexto, os mecânicos precisam ser orientados sobre as normativas previstas na cultura organizacional, para que tais valores sejam trabalhados na oficina.

Oriente sobre os processos comunicacionais

É preciso orientar os mecânicos sobre como eles devem se comunicar com os clientes e salientar sobre a importância dos processos comunicacionais nas ações cotidianas.

É importante enfatizar que os clientes buscam por um atendimento qualificado e profissional, mas também por simpatia, cordialidade e transparência na prestação de serviços.

Também é possível orientar os mecânicos sobre a coleta de feedbacks e retornos que os clientes derem sobre os serviços oferecidos pela oficina, de modo que o atendimento possa ser sempre aperfeiçoado.

Invista no conhecimento técnico

Para bem atender aos clientes, é extremamente necessário que a equipe de uma oficina seja qualificada. Por isso, recomenda-se que os treinamentos realizados também englobem a reciclagem de profissionais e a transmissão de novos conhecimentos ou novas técnicas adotadas para a realização das atividades da oficina.

Para realizar treinamentos técnicos, uma boa ideia é ficar sempre de olho nas novidades do segmento e ter um bom relacionamento com professores e escolas que ofertam cursos nessa área.

Agora que você já sabe como treinar os mecânicos da sua oficina, ficou mais fácil garantir um bom atendimento ao cliente, não é mesmo? E para ficar sempre bem informado, você pode nos seguir nas redes sociais: estamos no Twitter, Facebook e YouTube!

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