A precificação de produtos e serviços é um ponto importantíssimo para os resultados de uma empresa. Quando ela é realizada de forma inadequada, principalmente quando se negligenciam alguns fatores, é bem provável que o negócio sofrerá prejuízos e terá a saúde financeira prejudicada.
No artigo de hoje vamos falar mais sobre como precificar serviços em uma oficina e quais cuidados devem ser tomados durante esse processo. Continue acompanhando e saiba mais!
Levantamento de custos
Na hora de planejar como precificar serviços em uma oficina, o primeiro passo é fazer a identificação de todos os custos que a empresa absorve. Ou seja, é preciso identificar os custos com energia elétrica, água, internet, pagamento de funcionários, entre outros.
Público-alvo
No caso da precificação de serviços, o público-alvo e a percepção que ele possui dos serviços influenciam diretamente no valor cobrado. Certamente, o preço praticado para um público classe A será diferente do valor cobrado para um público classe C, por exemplo.
Ou seja, é necessário conhecer sua clientela e, principalmente, a qualidade dos serviços que são prestados a ela antes de definir os preços.
Situação do mercado
Estamos vivendo em tempos de crise econômica e, com isso, pode ser necessário reavaliar as estratégias de precificação. Isso é fundamental para que o negócio possa continuar atraindo clientes e garantir a sobrevivência da empresa. Além disso, vale avaliar também os concorrentes, seus preços e suas estratégias de atuação.
Melhorias
Os equipamentos sofrem depreciação ao longo do tempo e precisam ser trocados de tempos em tempos. Nesse sentido, vale pensar em uma reserva de caixa que servirá para cobrir as manutenções ou as trocas que serão necessárias.
Vale a pena, também, investir na capacitação e qualificação dos colaboradores, para que se possa oferecer sempre um serviço de qualidade e atualizado de acordo com as novidades do mercado.
Utilização de peças e acessórios
A precificação dos materiais utilizados no serviço é mais simples de fazer, visto que se leva em consideração o preço de compra e a margem de lucro que se deseja obter. Porém, quando esses itens são necessários na prestação do serviço, é preciso tomar cuidado tanto na precificação do produto quanto do trabalho. Ou seja, nesse caso, o cuidado é duplo, visto que qualquer deslize pode trazer prejuízo para a empresa. Pode haver casos em que a flexibilização de preços seja necessária, principalmente em época de crise. Nesses momentos, pode ser necessário reduzir a margem de lucro sobre os produtos e oferecer descontos, a fim de atrair e reter os clientes.
Ao avaliar como precificar serviços em uma oficina, deve-se tomar o cuidado de avaliar tanto o ambiente externo quanto o ambiente interno. Se, por um lado, a precificação de produto leva em consideração, basicamente, a questão do lucro sobre o item, a precificação de serviços sofre influência de diversos fatores, que vão desde os custos gerais até a percepção que os clientes possuem do seu negócio, bem como a dinâmica do mercado e a situação econômica.
Agora, leitor, aproveite os comentários e conte-nos: suas dúvidas a respeito de como precificar serviços em uma oficina foram esclarecidas? Você imaginava que existem tantos fatores que podem influenciar na formação de preços? Não deixe de comentar com suas experiências e opiniões. Participe da conversa!