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Gestão e Administração

Saiba como lidar com 5 tipos de clientes em sua oficina mecânica

21 de outubro 3 min. de leitura

Certos problemas com clientes são recorrentes, não é mesmo? Já reparou que o comportamento desses clientes, muitas vezes, obedecem a certos padrões? Se você entender bem quais são esses padrões e os tipos de clientes, estará um passo à frente para resolver os problemas deles e deixá-los felizes e com aquela sensação de que você lê pensamentos!

Conheça os 5 tipos mais comuns de clientes e saiba como lidar com eles!

O confuso

Além do conhecimento técnico, uma das maiores virtudes que um funcionário de oficina deve ter é a paciência. O consumidor confuso geralmente não sabe organizar com exatidão as suas dúvidas e acaba se enrolando na hora de expressar seus problemas.

O primeiro passo, nesse caso, é deixá-lo à vontade. Assim, sem pressão, ele poderá formular mais facilmente seus questionamentos e a venda vai fluir melhor. Seja claro nas explicações e organize as dúvidas dele, quando ele mesmo não for capaz de fazê-lo.

Um dos mais acessíveis tipos de clientes: o feliz

É muito fácil lidar com esse tipo de cliente. Sempre bem-humorado, ele procura resolver tudo da melhor forma possível. O segredo para cativá-lo é ser prestativo e amigável. O único cuidado a ser tomado, nesse caso, é o de manter a atenção no atendimento sem muitas distrações com piadas ou conversas paralelas. Seja gentil e mantenha o foco!

O nervoso

Um dos tipos mais corriqueiros em uma oficina, sempre com provas concretas de tudo que diz. Para lidar com o cliente nervoso, tenha objetividade e paciência, buscando sempre a melhor forma de reverter a situação que o deixou nervoso e resolver o problema de forma pacífica.

O importante é não se deixar levar pelo nervosismo dele. Deixe a sua posição clara de forma educada e firme. Mantenha o foco no que deve ser feito, sem se sentir pressionado por comentários ríspidos.

O cliente “mais nervoso que o habitual”

Já vimos no tópico anterior o perfil de uma pessoa nervosa que contesta os serviços prestados pela sua oficina. Mas lidar com este tipo aqui é um pouco mais difícil. Você vai precisar manter a cabeça fria.

Eles frequentemente reclamam do preço, usam um tom de voz ameaçador e palavras de baixo calão. Estão sempre dispostos a brigar, por isso, todo cuidado é pouco. O que você deve fazer num caso como esse? Simples! Aja de forma educada, seja firme em suas posições e não se sinta intimidado. Seja firme e educado ao mesmo tempo — para que ele veja que você não vai se intimidar e nem enfrentá-lo — e logo ele verá em você um aliado e não um inimigo.

O impaciente

Alguns clientes detestam esperar. O cliente ansioso ou impaciente tende a contactar a oficina diariamente, tentando antecipar a realização de um serviço. Você não deve ceder à insistência dele e entregar o serviço antes do prazo. A entrega mais rápida pode significar um serviço concluído sem excelência. Deixe claro para esse tipo de cliente que seu objetivo é deixar o processo o mais dinâmico possível, mas sem perder a qualidade no resultado final.

Ter tanta flexibilidade no atendimento não é fácil, mas, conhecendo os tipos de clientes mais comuns te ajuda a lidar melhor com eles e prever todo tipo de situação. Paciência, objetividade e respeito com o consumidor são essenciais para que ele saia de lá falando bem de você!

Gostou das nossas dicas para lidar com todos os tipos de clientes? Tem mais algumas cartas na manga para fugir de situações desagradáveis no atendimento? Deixe um comentário aqui embaixo, contando pra gente!

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