Entre em contato
Recursos Humanos e Cominicação Interna

Proteção auricular para oficina: qual escolher?

03 de março 3 min. de leitura

Um dos problemas mais recorrentes e, ao mesmo tempo, ignorados nos ambientes de trabalho são os altos níveis de ruído aos quais os colaboradores estão expostos — que requerem uma ótima proteção auricular.

A falta de proteção pode causar, ao longo do tempo, a diminuição da capacidade auditiva do trabalhador, ou até mesmo uma surdez completa. Nesse contexto, os protetores auriculares são soluções que podem ajudar, mas cabe verificar qual é o modelo ideal para cada função executada em uma oficina.

O post de hoje reúne algumas informações importantes a respeito desse assunto, trazendo ideias que vão garantir a saúde de mecânicos, auxiliares e funcionários de apoio. Confira!

Proteção auricular do tipo concha

Esse tipo de protetor auricular lembra muito aqueles grandes headphones usados em estúdios ou por fãs de música. Para quem ainda não conseguiu identificar, trata-se de duas conchas que cobrem toda a orelha, protegidas por espumas macias em sua borda.

Esse tipo de proteção auricular é mais indicado para serviços com alto nível de ruído na oficina, como manuseio de esmeris, jatos fortes de água, entre outros. Ele é ideal para esse tipo de função, tendo em vista sua capacidade de bloquear quase que totalmente os ruídos externos.

Desvantagens

As desvantagens desse tipo de protetor auricular podem estar na dificuldade de comunicação entre os colaboradores durante o trabalho e o custo, mais elevado em relação a outros modelos.

Proteção auricular do tipo plug de silicone

O protetor auricular do tipo plug de silicone é um dos mais utilizados em diversos nichos da indústria.

Composto por dois plugs de silicone medicinal atóxico, e unidos por um cordão para evitar perdas, esse tipo de solução também tem alta capacidade de “abafamento” do som.

Seus leves plugs, compostos por 3 flanges cônicos de diferentes tamanhos, são ideais para tarefas que exigem mobilidade e proteção contra ruídos altos e constantes, como o do funcionamento do motor por longos períodos de tempo.

Desvantagens

Alguns profissionais relatam que, com o passar do tempo, esse tipo de proteção auricular se torna um pouco incômoda devido ao acúmulo de suor e o contato com a cavidade auricular, que pode levar a coceiras.

Proteção auricular do tipo co-polímero

Bastante parecido com o protetor auricular do tipo plug de silicone, esses equipamentos de proteção individuais (EPIs) são feitos de um material único — uma espécie de “rolha macia” feita de co-polímero ajustável à cavidade auricular do colaborador.

Essa pode ser a solução ideal para quem trabalha em ambientes ruidosos, mas não tem contato direto com máquinas ou ferramentas mais potentes, como as pessoas que trabalham nos setores administrativos.

As grandes vantagens da proteção auricular de co-polímero são a extrema leveza do material, a facilidade de comunicação entre os colaboradores e o baixo custo do EPI.

Desvantagens

O protetor auricular feito de co-polímero pode não ser a melhor solução para abafar ruídos de altos decibéis. Além disso, quando não colocado da forma devida (apertando-o e deixando que ele se molde sozinho à cavidade auricular), pode ficar se soltando durante a rotina de trabalho.

Agora cabe a você, gestor de oficina mecânica, conseguir identificar em quais setores os diferentes tipos de proteção auricular podem se adequar melhor. Antes disso, não se esqueça de compartilhar esse post nas suas redes sociais para disseminar essas informações!

Garanta a melhor opção em elevador automotivo para sua oficina.

Entre em contato hoje mesmo. Nosso time de consultoras está preparado para atender a sua demanda.

Conheça mais
Garanta a melhor opção em elevador automotivo para sua oficina.