A relação que se estabelece entre donos de oficinas mecânicas e consumidores é baseada, em primeiro lugar, na confiança. É por isso que este é um dos negócios com maior potencial de fidelização, desde que o proprietário se atenha a produtos de qualidade: dependendo de como se desenrola a experiência e da impressão deixada pelo serviço prestado, haverá boas chances de que o usuário ocasional seja convertido em cliente fiel. Sendo assim, sempre que precisar de algum reparo, ele voltará ao mesmo local e, provavelmente, fará recomendações a outras pessoas.
Além da excelência no atendimento, o grande diferencial das oficinas mecânicas é o resultado final, ou seja, o cliente quer ver seu problema resolvido com agilidade, e isso depende, fundamentalmente, da condição oferecida pelos instrumentos de trabalho do mecânico.
Ferramentas robustas, confiáveis e precisas constituem o ponto de partida ideal para o desempenho deste profissional. Continue lendo e saiba por que é essencial escolher produtos de qualidade para sua oficina!
As várias faces da qualidade
Mas o que vem a ser, exatamente, “qualidade”? Afinal, para gerar demanda e garantir a prosperidade do negócio, não basta pintar essa palavra na fachada; é preciso entregar um produto ou serviço que seja percebido como tal, ou seja, o cliente deve sair com a sensação de que a oficina fez o melhor trabalho, dentro do prazo, pelo valor mais justo e com a maior margem de segurança possível. Não é pouca coisa!
Pensando em um automóvel, por exemplo, ela pode estar relacionada à performance; à quantidade de itens acessórios e o efeito final sobre o conforto do motorista; à confiabilidade do motor, da parte elétrica e de outros sistemas, para que o proprietário possa usufruir da compra por um longo período; ao design exclusivo… Enfim, a lista é interminável, pois cada um faz a própria avaliação daquilo que confere valor a um produto.
Certificações que medem a qualidade
Já deu para entender que qualidade é um conceito complexo, sujeito a várias definições e interpretações. E para que o mercado possa criar referências padronizadas e reguladas por lei, existem inúmeros métodos de comprovação da qualidade, a fim de orientar a ação das empresas e as escolhas dos consumidores.
A ISO 9001, por exemplo, é uma certificação aceita internacionalmente. Quando uma organização recebe este certificado, significa que seus serviços atendem a todos os requisitos de excelência exigidos, em acordo com as melhores práticas disponíveis.
Um bom começo é procurar a ajuda do CESVI BRASIL – Centro de Experimentação e Segurança Viária – instituição dedicada ao estudo e pesquisa na área da reparação automotiva. O CESVI oferece uma série de programas de consultoria, diagnóstico e avaliação técnica, de modo que você possa receber toda a orientação necessária para investir na qualidade e melhorar continuamente o serviço prestado na sua oficina.
A importância da qualidade das ferramentas
Ferramentas confiáveis e de qualidade comprovada são importantes por várias razões. Primeiramente, elas são mais duráveis e apresentam melhor relação custo-benefício: produtos ruins têm vida útil muito menor e oferecem resultados inferiores, impactando negativamente a imagem da oficina e aumentando os gastos com material.
Em contrapartida, ferramentas produzidas por fabricantes reconhecidos são muito mais seguras para os usuários. Vale destacar que muitas delas, mesmo em condições normais de uso, oferecem risco à saúde e à integridade física do mecânico, o que é mais um motivo para investir em itens com as devidas garantias de procedência e desempenho.
O ideal, então, é que o proprietário procure adquirir itens que sejam homologados pelo Inmetro, sempre que possível. Neste caso, a vantagem adicional é que muitos fabricantes oferecem treinamento especializado, garantindo que as ferramentas sejam corretamente utilizadas e possam dar bons resultados: oficina cheia e clientes sempre satisfeitos!
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