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Gestão e Administração

Lucratividade: como aumentar os ganhos de uma oficina mecânica?

26 de julho 6 min. de leitura

O número de carros que circula nas ruas cresce a cada ano e, por isso, a busca por oficinas mecânicas está cada vez maior. Se na contramão dessa demanda, a lucratividade da sua oficina mecânica está caindo sem motivos aparentes, é hora de ligar o alerta.

É preciso ter em mente, ainda, que não é apenas o número de carros atendidos por dia que fará o negócio prosperar. Por trás disso é necessário ter também uma boa administração.

Oferecer um bom serviço é apenas uma pequena parte do que deve ser feito para tornar os números melhores. Para conhecer outros pontos importantes, acompanhe este texto e veja como aumentar seus ganhos na oficina com pequenas mudanças!

Melhore a sua produtividade

Se um carro demora três dias para ficar pronto na sua oficina, que tal fazer isso em dois? Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas é preciso buscar alternativas para melhorar a produtividade e produzir mais em menos tempo.

Isso pode ser conseguido com colaboradores que conhecem a missão e a visão da empresa e trabalham em prol dela. É preciso também que eles se sintam motivados a realizar o trabalho para fazer isso com mais empenho. Essa última parte pode ser conseguida com um ambiente organizado e com as ferramentas certas.

Outro ponto importante é valorizar o colaborador, reconhecendo o trabalho é que feito  não apenas com elogios, mas também com outras recompensas. Pense em premiações ou bônus para os funcionários que se destacam.

Tenha controle sobre o estoque da oficina mecânica

Controlar bem o seu estoque ajudará em vários pontos e um deles é não deixar que faltem os produtos na hora que você mais precisa. Se um veículo carece de uma pastilha de freios e a oficina não dispõe desse item naquele momento, é bem possível que você perca o cliente, afinal, ele provavelmente não vai querer esperar até que a peça chegue.

É preciso conhecer a rotatividade de venda de cada um dos itens do estoque e monitorar sempre. Ao perceber que um produto está acabando, adiante-se e faça a encomenda o quanto antes para que o item seja reposto a tempo.

Outro ponto de atenção é em relação à organização do estoque. Os produtos com vencimentos mais próximos devem ser comercializados primeiro. Assim, organize o estoque de forma que a utilização seja facilitada e disponha aqueles com data de validade próxima fiquem sempre à frente nas prateleiras.

Reduza os custos

Para conseguir diminuir os custos é preciso fazer uma revisão das operações e uma análise minuciosa do que pode ser cortado sem impactar nos negócios. Muitas vezes, desligar um equipamento que não está em uso ajudará a diminuir os gastos na conta de energia, por exemplo.

Outro ponto importante é buscar negociar com os fornecedores. Conseguir descontos, por menor que eles sejam, fará uma enorme diferença nas finanças, no final das contas.

Reveja os preços

Aumentar o valor cobrado por um determinado serviço sem que isso gere insatisfação nos clientes não é uma tarefa simples. Reveja os preços para garantir que os serviços e peças da sua oficina estão gerando lucro e, se isso não for confirmado, então é hora de repensar os valores.

Qualquer aumento deve ser sutil, para não assustar e afastar os clientes. Portanto, o ideal é que ele ocorra de forma gradativa. Lembre-se de que aumentar por aumentar não justifica nada: é preciso indicar os motivos para que o reajuste seja feito ou justificar o aumento com a oferta de serviços exclusivos e diferenciados.

Sabe aquela dica sobre diminuir o tempo de reparo do veículo? Esse pode ser um ótimo argumento para justificar os aumentos, pois o cliente não achará ruim pagar um pouco a mais se o serviço for feito em um prazo menor.

Fidelize os clientes e aumente a lucratividade

Conseguir novos clientes não é nada fácil. Por isso é preciso trabalhar para manter aqueles que você já tem. Encontre uma forma de fazer com que eles sejam fieis e sempre voltem a procurar a sua oficina mecânica ao precisar de alguma coisa.

Isso pode ser feito com um atendimento diferenciado, que entrega exatamente o que o cliente precisa. Além disso, tenha os dados de contato deles e sempre busque comunicar-se, seja para informar de uma promoção, lembrar que está na hora de fazer a revisão ou dar os parabéns pelo aniversário.

Clientes também adoram mimos e brindes, portanto invista nisso. Pode-se oferecer desde um simples calendário até um chaveiro ou outro brinde que você julgar mais conveniente. Uma boa ideia é disponibilizar algum serviço gratuito acima de um valor X gasto na sua loja.

Estude a melhor localização

Se o movimento está ruim, pode ser que as pessoas tenham dificuldades de chegar até a sua oficina — seja pelo acesso ou por ela ficar meio “escondida”. A frase “quem não é visto não é lembrado” é uma grande verdade nesse caso e, por isso, é sempre indicado que qualquer ponto comercial fique em um local de grande circulação de pessoas.

Esse é o seu caso? Considere, então, mudar-se para uma rua mais movimentada ou até mesmo para a avenida principal da região. É importante não fazer mudanças para muito longe, uma vez que isso pode fazer com que você perca a clientela que já conquistou.

Divulgue a oficina mecânica

Não adianta apenas mudar de ponto se não houver divulgação. A fachada deve estar sinalizada para chamar a atenção de quem passa por ali, mas só isso não é o suficiente. 

A internet é uma ótima opção para gastar pouco e divulgar. Pode-se investir em sites, redes sociais, participar de fóruns, etc. Esse meio costuma atingir um grande número de pessoas.

Todavia, ainda não há nenhuma divulgação melhor que o boca a boca, portanto trate o seu cliente sempre muito bem e ofereça os melhores serviços para que ele recomende a sua oficina. Oferecer incentivos para clientes que indiquem a oficina também é uma ótima estratégia.

Repense o regime fiscal

A tributação para as médias e grandes empresas, além de ser maior, tende a ser mais complicada. Se você possui uma micro ou pequena empresa, porém, é possível optar pelo Simples, que une o pagamento de impostos em um único documento.

Ao fazer isso os custos caem e, consequentemente, a lucratividade da oficina mecânica aumenta. Sem contar que fica mais fácil cuidar da administração e da parte financeira. Busque a ajuda de um escritório de contabilidade e veja como o regime fiscal correto fará grande diferença nos lucros do seu negócio!

Gostou das nossas dicas para melhorar a lucratividade da sua oficina mecânica? Qual desses itens você ainda encontra dificuldade para colocar em prática? Compartilhe sua experiência nos comentários e aproveite para tirar suas dúvidas para que possamos te ajudar a melhorar os seus ganhos!

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