Assim como os automóveis que, quando são levados às oficinas mecânicas para fazer uma manutenção preventiva apresentam um melhor desempenho e menos quebras, os elevadores automotivos também precisam do mesmo cuidado.
A manutenção preventiva nos elevadores é imprescindível para o seu melhor desempenho e evita acidentes e quebras indevidas. Abaixo segue alguns dos principais cuidados a ser tomados:
1- FREQUÊNCIA MENSAL:
– Quando o elevador for à graxa ou óleo anti-gota, lubrificar os fusos e porcas de sustentação. Dica: Lubrificar em dois pontos em cada fuso.
– Caso o elevador seja com lubrificação automática, tal como o EMASTER, a troca do óleo deve ser realizada a cada 2 anos.
2- A CADA TRÊS MESES: Lubrificar o mancal localizado na parte superior de cada coluna utilizando graxa para rolamento.
3- Dicas importantes para ser sempre realizadas:
A) Inspecionar as sapatas constantemente.
Sapatas muito desgastadas podem causar deslizamento e ocasionar a queda do veículo. A Sapata não deve apresentar um desgaste maior do que o apresentado na imagem abaixo. Os pontos de apoio do veículo não devem chegar a encostar nos apoios metálicos.
B) Reapertar os chumbadores da base.
É uma questão de segurança os elevadores estarem bem chumbados no chão.
Dica: Muitas vezes os elevadores podem estar fazendo barulhos, no entanto basta um aperto nos chumbadores para solucionar este problema ou calçá-los melhor colocando placas de metal embaixo da base quando o piso não estiver perfeitamente plano.
C) Inspecionar e ajustar a tensão das correias. Com o uso diário alguns elevadores podem apresentar um afrouxamento nas correias.
Dica: Nunca opere o elevador com as correias “cantando”, assim que escutar as correias fazendo um ruído, desça o veículo totalmente e tencione as correias, esta operação aumentará a vida útil das correias.
O ajuste das correias costuma ser muito parecido em todos os elevadores automotivos, normalmente sendo necessário apenas o aperto de porcas que fazem o deslocamento do suporte do motor. Veja o exemplo abaixo:
D) Realizar o alinhamento dos braços diariamente antes de começar a trabalhar.
Modelos de elevadores como Emaster e Rodavele apresentam o sistema de alinhamento que evita travamento superior e acidentes devido a braços desnivelados.