Um dos fatores mais importantes para ações de marketing automotivo são os brindes e promoções em oficinas.
Ao mesmo tempo em que servem como um agrado aos fregueses mais fiéis, também atraem e retêm os novos, além de ajudar a construir a reputação da oficina mecânica.
E é bom você saber que existem várias opções de brindes e promoções, dependendo do seu objetivo, do perfil dos seus clientes e do orçamento disponível.
Não precisa ficar apenas na boa e velha folhinha de calendário. Ela não deixa de ser uma ótima opção de brinde, mas tenha em mente que existem diversas opções interessantes para você testar no seu negócio.
Sabendo disso, continue com a gente. Descubra, no post de hoje, 8 tipos de brindes e promoções para oficinas mecânicas — mas, antes de chegar lá, precisamos falar um pouco sobre ações promocionais. Confira:
O objetivo de brindes e promoções em oficinas
A primeira coisa a fazer é definir o objetivo do investimento. A razão é simples: o objetivo da ação, muitas vezes, é o que vai direcionar a escolha dos brindes e dos formatos de promoções para oficinas.
Afinal, disso dependerá o aumento do retorno e a justificativa do investimento de tempo e dinheiro.
Então, rapidamente, podemos citar alguns dos principais motivos pelos quais os donos de oficinas mecânicas fazem ações promocionais:
- aumentar a satisfação geral dos clientes;
- captar novos consumidores;
- fidelizar clientes antigos;
- aumentar o ticket médio;
- oferecer novos produtos ou serviços.
Se a sua oficina tem um bom fluxo de clientes e seu objetivo é mantê-los sempre por perto, oferecer um bom brinde pode funcionar muito bem. Mas se a oficina está ociosa e precisa atrair novos clientes, descontos e flexibilização das formas de pagamento certamente fazem mais sentido.
Determinar o objetivo da ação é o primeiro passo para alcançar os resultados esperados. Depois, é necessário traçar o plano para chegar até lá. A seguir, mostraremos como você pode fazer isso.
Escolhendo brindes e promoções para oficinas
Acertar na escolha dos brindes é fundamental. Sabendo disso, fique atento às dicas a seguir para correr menos riscos de ter um retorno negativo em ações promocionais.
Conheça o seu público
Qual é o tipo de cliente que a sua oficina atende? Pode parecer uma pergunta muito óbvia, mas conhecer o seu público é essencial para você acertar nos brindes.
É preciso descobrir alguns hábitos sobre a sua clientela. Por exemplo, existe alguma rede social preferida entre seus clientes? Onde eles costumam passear? Quais são seus hobbies?
Fuja dos brindes inúteis
Uma questão importante sobre os brindes é que eles precisam ser úteis. Assim, eles serão frequentemente manuseados ou vistos pelo seu cliente, marcando o nome da oficina a todo momento.
E para oferecer algo útil a alguém, é preciso entender seus hábitos, suas necessidades e preferências.
Com as promoções, é a mesma coisa. Conhecendo seu público, é possível dar a ele o benefício de maior valor percebido para maximizar o retorno. Algumas pessoas preferem adiar o primeiro pagamento de um serviço, enquanto outras preferem a possibilidade de parcelar o pagamento em mais vezes.
Esses fatores são decisivos na hora da escolha um serviço, como o de uma oficina mecânica. Então, não durma no ponto!
Fique de olho nas datas comemorativas
Em datas como Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães e outros dias festivos, a sua oficina não precisa de uma “desculpa” para distribuir brindes. Além do mais, nessas ocasiões, fica mais fácil escolher brindes temáticos para surpreender seus clientes.
Agora, já por dentro sobre o assunto, vamos conferir 8 sugestões para oferecer bons brindes e promoções em oficinas. Depois, é só fazer a escolha certa para o seu negócio. Confira:
1. Aposte nos descontos
Essa técnica é ótima para praticar a fidelização de clientes. Ofereça descontos nos serviços mais procurados e considere a modalidade de descontos progressivos. Assim, o cliente sabe que tem mais vantagens pagando menos por um serviço que ele já conhece e confia.
2. Ofereça itens de papelaria
Não dissemos que os brindes precisam ser úteis? Quando se fala em utilidade, os artigos de papelaria são clássicos entre os brindes.
Agendas, canetas, calculadoras e outros itens de mesa e escritório costumam fazer bastante sucesso entre os clientes e cumprem bem o seu desejo de manter a oficina sempre à vista.
3. Personalize brindes de aniversário
Tenha, no cadastro dos seus clientes, um campo para anotar as datas de aniversário. Use essas ocasiões para enviar itens personalizados, como cartões de aniversário, pequenos presentes e lembranças.
Mesmo com simplicidade, esse cuidado especial terá grande valor para o cliente, que vai adorar ser lembrado!
4. Invista em sorteios
Use os sorteios para recompensar os clientes com prêmios pós-compras e, ao mesmo tempo, reunir o cadastro detalhado da clientela.
Desse modo, você cria uma base de conhecimento sobre o público ao mesmo tempo em que distribui brindes e cativa as pessoas com ações positivas.
5. Explore as redes sociais
Na internet, existem várias oportunidades para a sua oficina marcar presença e ganhar mais clientes. O Facebook e o Twitter são excelentes canais para manter contato com o público. Também podem servir para facilitar e melhorar a qualidade do seu atendimento ao consumidor.
As redes sociais ainda permitem que sua oficina use o bom humor para se aproximar mais das pessoas e usar o seu conhecimento para se destacar da concorrência.
E o melhor: tudo isso sem gastar muito dinheiro!
6. Monte combos de produtos
Sabe quando você vai ao supermercado e encontra uma embalagem de produtos relacionados com um preço atrativo?
Na oficina, você pode aplicar a mesma lógica. Monte combos de produtos complementares e que facilitem a vida de seus clientes.
Tenha em mente que combos, por agregarem valor na combinação de vários itens, tendem a gerar mais oportunidades de vendas.
7. Estabeleça parcerias para promoções em oficinas
Se você tem uma oficina mecânica, pode firmar uma parceria com o lava jato mais próximo. Assim, ambos os estabelecimentos podem fazer indicações de serviços para os clientes oferecendo algo em troca (descontos e outras vantagens).
Com certeza, existe uma parceria, na sua região, que pode gerar bons frutos para a sua oficina! Essa é uma ótima alternativa para atrair novos consumidores e marcar espaço no mercado.
8. Ouça os pedidos dos seus clientes
Faça pesquisas de satisfação com seus clientes. Deixe caixinhas de sugestões disponíveis. Se preciso, ofereça algo em troca! Como já dissemos, conhecer o público é uma ótima estratégia para aumentar os seus lucros.
E, claro, não só ouça os seus clientes, mas promova as melhorias e mudanças sugeridas que mais fazem sentido. O consumidor adora perceber quando a sua opinião é considerada importante.
Considere as sugestões para os brindes também, pois, assim, você poderá usar suas campanhas para entregar presentes e mimos realmente interessantes para os clientes.
O que achou das nossas sugestões para brindes e promoções em oficinas? Esperamos que você tenha encontrado a inspiração que procurava. Agora, aproveite e deixe o seu comentário sobre o nosso artigo. Queremos saber a sua opinião!