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Gestão e Administração

Conheça os benefícios de qualificar os funcionários da sua oficina!

23 de março 5 min. de leitura

Quer coisa melhor do que chegar a um lugar, ser bem atendido e perceber que a pessoa fala com propriedade sobre certo tema? Pois bem, qualificar funcionários em uma oficina é muito importante (e promete ser cada vez mais).

Não tem como fugir: hoje, existem milhares de opções — e a qualificação da equipe vai ser cada vez mais um grande diferencial. Se você ainda não está muito convencido ou quer saber mais sobre o assunto, não deixe de ler os 8 benefícios listados no post de hoje. Vamos lá?

1. Oportunidade de ampliar os lucros

Quando falamos da oportunidade de aumentar a margem de lucro, não tem quem não se interesse. Nada mais natural, já que isso significa um aumento da qualidade de vida e até mesmo um capital para investir ainda mais em seu negócio.

Entretanto, pode ser que você esteja se perguntando qual é a relação entre o lucro e a tarefa de qualificar funcionários da sua oficina, certo? Pense que, quanto mais capacitada sua equipe for, menos tempo vai levar para que ela conclua tarefas  principalmente as mais simples.

Isso significa que “sobra” tempo livre para investir em operações ainda mais lucrativas, como planejamento e outros serviços mais elaborados. E tem mais: nesse período, os colaboradores podem se qualificar para atender a outras demandas, aumentando os serviços oferecidos e a receita do seu negócio. Muito bom, não é mesmo?

2. Mais valor agregado aos serviços

Como falamos acima, ampliar os serviços oferecidos em sua oficina pode aumentar a receita, mas também tem outros impactos positivos. Essa habilidade traz consigo a possibilidade de aumentar a competitividade do seu negócio, pois você se diferencia da concorrência.

Portanto, não deixe que eles tomem essa iniciativa antes. Ofereça serviços agregados para seu cliente e faça com que ele perceba todo esse diferencial.

3. Atendimento premium para os clientes

Muitas pessoas ainda pensam que não, mas o cliente percebe os serviços que são oferecidos de forma mais elaborada. Além disso, o atendimento a esse público é o ponto central de qualquer negócio, afinal de contas ele é a razão de existir de qualquer empresa!

Caso você pense que estamos exagerando, lembre-se de que existe uma chance de o cliente nunca mais voltar se for muito mal atendido. Para não morrer desse mal, invista em treinamentos constantes, faça com que seu time entenda essa importância e, por fim, aprimore ainda mais essa relação.

Isso não é perda de tempo, mas sim uma estratégia de negócio. Encante seu público e faça com que ele tenha uma satisfação maior  assim, as pessoas automaticamente vão recomendar o seu estabelecimento.

4. Aumento da confiança de sua equipe

Sejamos francos: todo colaborador quer trabalhar em uma empresa que invista em seu desenvolvimento, não é mesmo? Essa realidade também se aplica às oficinas. Se você é do tipo de pessoa que investe no treinamento de sua equipe, então é bem provável que ela se sinta mais confiante e seja retida com mais facilidade.

É isso mesmo: por mais que seja de uma forma indireta, essa é uma maneira de demonstrar que você acredita no trabalho desempenhado por seus colaboradores e que não pretende trocá-los (o que conta muitos pontos nos tempos atuais).

Além disso, trata-se de uma forma de fazer com que as equipes sejam ainda mais unidas e trabalhem melhor entre si, pois estão motivadas e engajadas. Seu time acaba correspondendo e entregando um serviço de qualidade, pois acaba se sentindo satisfeito.

5. Maior conhecimento técnico

Não tem como fugir. Para conseguir oferecer um bom atendimento, é preciso entender sobre o funcionamento dos produtos. Como tudo isso tem um ar muito técnico, é necessário investir para que os funcionários possam realmente entender como os processos acontecem e, por consequência, realizar um atendimento acima da média.

Essa é uma maneira de fazer com que tudo se resolva de forma acelerada e você consiga dar vazão ao negócio com mais facilidade. Acredite: o conhecimento técnico faz uma diferença e tanto!

6. Chance de convencer o cliente

Esse é mais um ponto que merece atenção, pois é cada vez mais importante nos negócios de hoje. Se pararmos para pensar friamente, existem, atualmente, muitas empresas concorrentes que oferecem basicamente o mesmo serviço/produto, certo? Pois bem, o que “desempata” esse tipo de situação é a argumentação.

Como nem todo mundo tem tal habilidade, ela vem se tornando primordial. Treinar sua equipe para que ela consiga argumentar bem pode fazer com que o cliente fique cada vez mais convencido de que deve fechar o negócio com você.

Portanto, invista em capacitações com técnicas de venda e faça com que seu time reconheça as reais necessidades do cliente. Essa é uma forma de oferecer soluções mais certeiras, sem precisar criar nenhum tipo de constrangimento.

7. Caminho para desenvolver soluções criativas

Os treinamentos também abrem a mente de muitas pessoas, fazendo com que elas tenham pensamentos e soluções criativas. Isso significa que você deve esquecer aquela ideia de que capacitar a equipe pode sair caro, pois esse é um investimento importante.

E tem mais: não é preciso ter alguém famoso ou pagar um curso dos mais caros. É possível criar métodos diferentes e até envolvê-los no processo de criação. Isso é ótimo, não acha?

Uma boa dica é selecionar um colaborador que já tenha boas habilidades e fazer com que ele replique tudo para os demais. Uma equipe tem muitos talentos e criatividade  e nada melhor do que explorar tudo isso de forma inteligente!

8. Entrosamento entre o time de funcionários

Não importa o lugar em que trabalha. Se você já participou de um treinamento com algum colega, sabe que isso aumenta os laços e melhora o entrosamento. Essa medida é importantíssima para qualquer empresa, mas, principalmente, para aquelas que têm forte ligação entre as áreas.

Então, não deixe de colher esse benefício de forma rápida e coloque seu time para treinar conjuntamente. Você vai perceber como o trabalho flui melhor dessa maneira!

Depois de entender melhor os benefícios de qualificar funcionários em uma oficina, não deixe de investir nesse caminho. Faça dessa prática um hábito constante e traga todas essas vantagens competitivas para o seu negócio.

Você já adotou alguma medida diferente e conseguiu alcançar ótimos resultados? Deixe um comentário e ajude outras pessoas também!

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