Os carros são o objetivo de trabalho de uma oficina mecânica e, por isso, ter atenção a eles é fundamental. Mas, para que o negócio prospere, os clientes precisam de uma atendimento especial — são eles quem definem aonde irão levar seus veículos e se é você quem realizará o serviço necessário. Um cliente satisfeito pode se tornar um porta-voz da empresa! Portanto, investir em práticas de bom atendimento aos clientes é essencial.
Afinal, uma pessoa tende a não retornar à oficina se não for bem atendida, não é mesmo? E o pior: comenta com os seus conhecidos sobre as suas impressões. Essa propaganda negativa pode trazer sérias consequências para o seu negócio! Mas como impedir que isso aconteça? No post de hoje, conheça nossas dicas de bom atendimento aos clientes. Continue a leitura!
Mantenha um ambiente agradável
Graxa, peças soltas, calotas, pneus… Tudo isso faz parte de uma oficina mecânica. Porém, não é necessário que esse ambiente comum à área operacional também se repita na recepção, no escritório e nas áreas de atendimento aos clientes!
Uma boa alternativa é manter essas áreas de contato com os clientes separadas do pátio de carros. Assim, cada setor pode estabelecer os seus padrões de organização e limpeza — e ainda causar boa impressão em seus consumidores.
Saiba como receber
O bom atendimento não se trata apenas de oferecer o serviço que as pessoas buscam. Ser atencioso, disponível para tirar dúvidas e aberto ao diálogo também é de grande importância! Junte isso a uma recepção agradável — que ofereça, por exemplo, água, café, revistas e os jornais do dia. A espera pelo atendimento ou para retirar o carro será bem mais agradável. Além disso, mantenha os banheiros sempre limpos — e nada de pôsteres de mulheres espalhados pelas paredes!
Faça orçamentos claros
Os seus clientes não são bobos — não ache que usar jargões técnicos ou tentar enrolá-los vai resultar em mais lucro! Especialmente em tempos de internet e smartphones, que permitem uma consulta rápida e um melhor entendimento da real situação.
Portanto, faça um orçamento honesto e que seja compreensível, tire as dúvidas que forem apresentadas, registre como recebeu o carro — entregue uma cópia disso para o cliente — e mostre o resultado do conserto. Isso vai ajudar a ganhar a confiança do cliente e estimular que ele retorne!
Sempre cumpra os prazos
Confiança e credibilidade também são produtos comercializados em uma oficina mecânica! Ao levar um carro para o conserto, o cliente espera uma solução — e confia que terá seu veículo de volta em determinado prazo de tempo.
Caso isso não aconteça, é a imagem da sua empresa que sai perdendo! Portanto, antes de definir um prazo para entrega, analise se você dará conta do serviço naquele período de tempo. Entretanto, se o atraso for inevitável, ligue e explique a situação honestamente ao seu cliente.
Entregue o veículo limpo
O bom atendimento pode se tornar um diferencial da sua empresa frente aos seus concorrentes. Ao terminar um serviço, entregue-o limpo por dentro e por fora, mesmo que a sujeira já estivesse ali antes de o carro chegar à sua oficina! O seu cliente ficará surpreendentemente satisfeito e, diante dessa boa impressão, tem grandes chances de voltar e de indicar seu serviço. Um pequeno agrado pode contribuir muito para o crescimento do negócio!
E então, pronto para implementar nossas dicas para o bom atendimento aos clientes na sua oficina mecânica? Se você gostou do post de hoje, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para espalhar as sugestões entre todos os seus amigos!