Estudos apontam que as oficinas mecânicas estão entre as empresas que mais apresentam dificuldades na hora de escolher mão de obra qualificada. Se você também tem problemas em conseguir um bom mecânico para trabalhar, saiba que não é o único. Esse funcionário desempenha um papel fundamental no bom funcionamento de uma oficina e, por isso, deve ser escolhido com cuidado.
Nesse post, vamos dar 6 dicas importantes para te ajudar a escolher um bom mecânico para a sua oficina. Confira!
1. Determine as vagas
Antes de anunciar as vagas e fazer um processo seletivo é necessário definir as características que são importantes para a sua empresa. O que você busca em um profissional? Qual experiência o candidato precisa ter? Quais cursos profissionalizantes são interessantes ele ter feito?
Defina qual o salário que a empresa poderá pagar por aquele cargo. Profissionais mais qualificados devem receber salários um pouco maiores , mas sem extrapolar o orçamento da firma.
2. Anuncie as vagas
Uma das etapas mais custosas de um processo seletivo é a divulgação das vagas e captação de currículos. E quando a empresa não anuncia nos locais corretos é possível que não apareçam candidatos capacitados para preencher o cargo.
Anuncie nas redes sociais da empresa, grupos de emprego da região, páginas de cursos profissionalizantes e portais de busca de emprego. Faça parcerias que possam ajudar na divulgação das vagas, assim atingirá um maior número de pessoas.
3. Analise o currículo
Após anunciar a vaga, você receberá alguns currículos e deve analisá-los com calma. Buque algumas informações como empresas em que trabalhou, tempo de serviço em cada uma, cursos que fez, etc. Com base nessas informações, selecione alguns candidatos para fazer uma entrevista.
Priorize aqueles que apresentem um diferencial em relação aos outros, como ter trabalhado em oficinas reconhecidas pela excelência nos serviços. Dê maior atenção aos empregos por pequenos períodos em empresas e se o candidato ficou muito tempo sem trabalhar com carteira registrada.
4. Faça uma entrevista
Na entrevista, procure saber quais são os objetivos que o candidato tem, se ele quer crescer junto com a empresa, se apresenta interesse em cursos para aprender e se especializar.
Pergunte quais motivos o fizeram sair das outras empresas em que trabalhou. Mostre os horários de trabalho e pergunte se ele apresenta alguma restrição ou dificuldade para cumpri-los. Conversem sobre o salário oferecido para o cargo, incluindo os benefícios e desconto de impostos.
Anote todos os pontos discutidos e anexe ao currículo para não se esquecer do que foi combinado.
5. Busque por referências
Depois de fazer uma entrevista, entre em contato com as empresas em que o profissional trabalhou em busca de referências. Procure saber por que ele saiu, quais as qualidades e defeitos que apresenta e se o empregador o indicaria para preencher a vaga.
Após escolher um bom mecânico para o cargo, é importante dar um feedback aos outros candidatos.
6. Realize um período de testes
Para analisar o serviço de um mecânico na prática é interessante fazer um período de teste antes de contratar definitivamente. Durante esse tempo, fique de olho em como ele desempenha o serviço, conhecimento na área, prática e no relacionamento com clientes e colegas de trabalho.
Depois desse período o profissional saberá se quer continuar no serviço e você descobrirá se contratou a pessoa que precisava para sua empresa.
7. Invista no seu funcionário
Nem todos os candidatos terão bastante experiência, porém se mostrar vontade de crescer profissionalmente e aprender é um trabalhador em potencial. E mesmo que você encontre um funcionário com bastante experiência também é necessário investimento.
Proporcione cursos de capacitação e treinamento para sua equipe. Manter o quadro de funcionários atualizados e qualificados para o trabalho é a receita do sucesso. E ainda, o funcionário em formação fica mais motivado e leal à empresa onde trabalha.
Com esses passos para encontrar profissionais para sua oficina mecânica, vai ficar mais fácil ter os melhores candidatos na sua equipe.
Gostou dessas dicas para te ajudar a escolher um bom mecânico para contratar? Participe deixando o seu comentário!