Para que sua oficina mantenha-se competitiva, é preciso saber preparar boas promoções. Isso porque uma boa estratégia promocional é uma das táticas mais eficazes para chamar a atenção dos motoristas e garantir um bom percentual de vendas no fim do mês.
Mas a construção de uma promoção para a oficina depende de alguns passos, como planejamento, conhecimento do público-alvo e criatividade. Mesmo que pareça difícil, ao conhecer as dicas corretas, será possível iniciar ótimas ações para atrair e fidelizar clientes.
Acompanhe, a seguir, algumas sugestões para fazer promoção para a oficina mecânica. Assim, será possível alcançar grandes resultados. Continue a leitura!
Planeje
Toda promoção precisa ser bem idealizada para somente depois ser colocada em prática. Nesta etapa, esboce todas as ideias que você tem em mente e, se necessário, convide outros membros da equipe para contribuir com sugestões, insights e experiências.
Há uma ferramenta útil e que proporciona uma visão mais ampla, chamada 5W2H. Na verdade, ela consiste em um acrônimo de 7 perguntas no inglês. Entenda:
- 5W: What — “o que será feito?”; Why — “por que?”; Where — “onde será feito?”; When — “quando?”; Who — “por quem?”;
- 2H: How — “como será feito?”; How much — “quanto vai custar?”.
Invista em promoções clássicas
Algumas promoções são utilizadas pela maior parte das oficinas mecânicas não porque estão “na moda”, mas devido a fato de superarem as expectativas tanto por parte da empresa como dos consumidores. Veja algumas das principais:
Combo “dois em um”
Bons exemplos são os combos que oferecem dois serviços pelo preço de um, tais como: “faça uma troca de óleo e ganhe uma revisão” ou “faça um balanceamento e ganhe uma lavagem”.
Esses formatos de promoção funcionam porque, não raramente, os consumidores precisam realizar mais de um tipo de manutenção em seus veículos. Porém, quando há pouco dinheiro, eles acabam optando apenas pelo serviço mais urgente.
Pacotes Premium
Além dos pacotes com serviços básicos, é possível criar combos mais “sofisticados” para consumidores específicos. Assim, a empresa aumenta as chances de fidelizar o cliente e demonstra que aprecia sua preferência.
Na venda de um kit de acessórios automotivos, por exemplo, pode ser interessante oferecer um brinde, cupom de desconto ou “vale-serviço” que dê direito a algum tipo de manutenção gratuita. Isso deve ser direcionado aos melhores clientes, afinal trata-se do pacote Premium.
Parceria com lojas de outros segmentos
Criar parcerias com lojas de outros segmentos é uma ótima estratégia para fidelizar seus clientes e atrair novos. Os motoristas que realizarem serviços em sua oficina podem ter acesso a um cupom de desconto para outros lugares, como uma barbearia, se for um homem, ou um salão de beleza, caso seja uma mulher.
Igualmente, os clientes desses estabelecimentos podem receber cupons de desconto para realizar serviços em sua oficina, aumentando o fluxo de novos clientes. Essa é uma excelente estratégia, mas deve-se buscar por parceiros confiáveis e de qualidade.
Datas comemorativas
Datas comemorativas são ótimas oportunidades de satisfazer o público. O cliente já está no clima de festa, então basta associar aos produtos e serviços da oficina mecânica. Aqui, é possível aproveitar o dia do consumidor, o aniversário, o natal (e assim por diante).
Estabeleça, por exemplo, que clientes que fizerem qualquer serviço na data do aniversário ganhem 20% de desconto na mão de obra. Ou, ainda, possibilite que eles recebam um serviço adicional — desde que seja gerado um retorno adequado para a oficina.
Promoção “quem indica amigo é”
Que tal oferecer um desconto ou dar um brinde especial para quem levar um amigo à oficina? Essa promoção é usada por muitas empresas, especialmente para reter os atuais clientes, aumentar a divulgação boca a boca e alcançar mais pessoas.
No entanto, é preciso esclarecer corretamente a política de participação na promoção, evitando que problemas ou conflitos existam no futuro — o que pode ter efeito completamente oposto ao desejado, prejudicando a imagem da oficina.
Saiba quem é seu público-alvo
Uma promoção pode abranger diversos perfis de gênero, idade e poder aquisitivo — ou concentrar-se em públicos específicos, de acordo com o seu objetivo. Nos casos em que a meta é vender serviços de alto valor, é indicado segmentar o público-alvo.
No entanto, quando o objetivo é aumentar a venda de serviços cotidianos, adquiridos normalmente pela maioria dos usuários de veículos, não é necessário aplicar critérios socioeconômicos muito restritos para praticar a promoção.
O importante é conhecer as características de seus consumidores para oferecer a eles um benefício atrativo. Por isso, é necessário refletir sobre as principais características de seu cliente — idade, gênero, escolaridade, classe social e assim por diante.
Estabeleça objetivos
A título de exemplo, se a meta for conseguir novos cadastros de clientes, determine o melhor “caminho promocional” para que seus vendedores consigam facilmente alcançá-la. Lembre-se de que o consumidor moderno tem “repelido” cada vez mais promoções burocráticas, que exigem muito de seu tempo ou de sua paciência. Portanto, fique atento!
Bons objetivos são criados no formato SMART, um acrônimo de 5 palavras do inglês:
- specific — específicos;
- measurable — mensuráveis;
- attainable — alcançáveis;
- relevant — relevantes;
- time-based — com prazo bem definido.
Seja criativo na divulgação
Um consumidor só pode conhecer uma promoção quando ela está em evidência. Portanto, invista em materiais de divulgação externa e de reforço para o ponto de venda, de modo que seja impossível para seu público não percebê-la.
Para tanto, é aconselhável fazer banners, anúncios nas redes sociais e panfletagem, entre outras ações de comunicação. Aqui, mais do que orçamento, é preciso ter perspicácia. Entenda quem é o público-alvo, onde ele está e como comunicar-se com ele.
Mensure os resultados finais
Na atualidade, ao fim de qualquer ação promocional para a oficina mecânica, é preciso mensurar os resultados que foram obtidos. Assim, é possível saber o que tem dado certo e o que precisa de ajustes, aprimorando as ações futuras.
Nesse caso, uma das mais importantes ferramentas é o ROI (Return On Investment). Trata-se de um indicador capaz de mensurar, financeiramente, o quanto cada ação gerou de retorno para a oficina. Sua aplicação é muito simples. Confira a fórmula:
- ROI (em %) = (retorno obtido – valor investido) / valor investido x 100.
Imagine que a oficina investiu R$5 mil em uma ação promocional. Devido ao aumento do fluxo de clientes, ela obteve um retorno financeiro de R$9,5 mil reais no mesmo período. Ao usar a fórmula, o ROI será de 90% do valor investido.
Como vimos, com apenas alguns passos é possível criar uma ótima campanha promocional para a oficina mecânica. Depois, basta calcular o retorno dos resultados obtidos e promover ações ainda melhores no futuro. Assim, o negócio terá diversos benéficos, como o aumento do fluxo de consumidores e a fidelização de clientes.
Agora que você já sabe como fazer uma promoção para a oficina mecânica, que tal colocar sua estratégia em prática? Aproveite também para curtir nossa página no Facebook e acompanhar todas as novidades!