Diz o ditado que “o cliente tem sempre razão”. De uma forma ou outra, se ele chegou até a sua oficina mecânica uma vez e não voltou, ele deve ter os seus motivos. E você já tentou descobrir esses motivos? Ou antes: já colocou no papel quantos dos primeiros clientes ficam satisfeitos com o seu serviço e voltam mais vezes? Sabe se esse número é maior do que aquele dos clientes que nunca voltam?
Pense bem: clientes satisfeitos voltam sempre e mantê-los — não importa o que você faça para isso — sempre sairá mais barato do que investir em divulgação para atrair novos clientes. Fique com a gente até o final deste texto e saiba como fazer o cliente voltar à sua oficina!
Conheça os clientes da sua oficina mecânica
Saber o gosto e preferências dos clientes é o primeiro passo para criar um vínculo. Mesmo algo simples como chamar um cliente pelo nome passa a sensação de que você se importa e se lembra dele, dentre as tantas pessoas que passam por lá diariamente.
Isso faz toda diferença mas, claro, se você tem muitos clientes, sua memória pode não ser capaz de reter tantos nomes. E nem precisa. Anote!
Descubra por que eles não voltam
Como dissemos no início, saber o que os clientes acham do seu serviço é essencial para melhorá-lo. E saber quantos deles se fidelizam e quantos nunca mais voltam também te dá uma boa ideia de a quantas anda o seu serviço. Colete esses dados e faça pesquisas de satisfação com os clientes. Um pequeno questionário num pedaço de papel já te dará mil ideias de melhorias!
Realize treinamentos e contrate bem
Não basta você se esforçar para oferecer um bom atendimento. Deve fazer com que os seus funcionários façam o mesmo. Tenha encontros com eles para colocá-los a par disso e, se possível, realize treinamentos para que eles aprendam a tratar bem os clientes e entender suas necessidades.
Além disso, deixe bem claro na hora da contratação que, além de realizar um serviço de excelência, o funcionário deve ser extremamente educado com os clientes. Ser solícito, estar pronto para tirar dúvidas e sorrir sempre!
Esforce-se para atender bem
Reza a lenda — que pode não ser comprovada mas não está lá muito longe da realidade — que um cliente bem atendido fala bem de você para duas pessoas, enquanto o mal atendido fala mal para dez. Trate bem todos os clientes da sua oficina, mesmo os mais reservados ou mau humorados e mantenha os números, comprovados ou não, a seu favor!
Desenvolva planos de fidelidade
Pensar em estratégias para fidelizar o cliente pode ser um bom diferencial. Crie planos, promoções, descontos, brindes, etc. Se estiver sem ideias, converse com o próprio cliente. Veja o que ele mais valoriza e que o faria voltar sempre. Tente fazer com que esses planos de fidelidade sejam oferecidos a todos os clientes e que as suas vantagens — normalmente descontos ou formas especiais de pagamento — sejam explicados para eles.
Invista em equipamentos de primeira linha
Não adianta fazer tudo o que falamos aqui se outros aspectos da sua oficina causam má impressão no cliente, como equipamentos obsoletos ou em mau estado de conservação, por exemplo. Lembre-se que os amantes de carro valorizam a tecnologia e esse é justamente um item da sua oficina que será muito reparado.
Um bom exemplo são os elevadores automotivos: causam uma impressão muito melhor que vários macacos hidráulicos que, além de perigosos e pouco práticos, tomam muito tempo dos mecânicos. Invista em equipamentos de boa qualidade e economize dinheiro com publicidade no futuro, já que seus clientes vão se fidelizar. Essa é a fórmula!
Para criar vínculo, certifique-se de o primeiro atendimento seja perfeito! E, depois disso, que todo atendimento seja como o primeiro! Se já é difícil conquistar um cliente, reconquistá-lo depois de ele ter se decepcionado de alguma forma é uma tarefa quase impossível.
Gostou das nossas dicas? Já teve alguma experiência, seja ela positiva ou negativa, com relação ao tratamento de seus clientes? Tem clientes fidelizados na sua oficina mecânica? Como você os conquistou? Fale pra gente nos comentários!