Aumentar a produtividade de um estabelecimento é sempre importante. Além de garantir o máximo de rendimento, utilizando os recursos de forma otimizada para aumentar lucros e satisfação de clientes, é fundamental poupar gastos desnecessários ou desperdícios — inclusive de tempo — que se refletem em maiores despesas financeiras.
No caso de oficinas mecânicas, o bom andamento de processos internos e dos serviços realizados depende, em geral, de três grandes fatores: a disposição dos funcionários, a organização da rotina e um aparato adequado para executar os reparos. Se uma equipe não tem ao seu dispor os recursos necessários e de qualidade para realizar as tarefas, a produtividade também fica comprometida.
Neste post mostraremos os principais passos para se organizar e motivar sua equipe para ter maior produtividade na oficina! Confira:
1. Forneça todos os recursos e equipamentos necessários e de boa qualidade
Em primeiro lugar, tenha em mente que sua equipe não poderá efetuar todo seu trabalho se não tiver acesso a tudo que precisa. Não pensar nisto com antecedência pode fazer com que haja atrasos nos reparos, reclamações de clientes e perdas de produtividade.
No entanto, além de ter tudo isso, é fundamental garantir também a melhor qualidade possível do equipamento. É o caso, por exemplo, de elevadores automotivos para reparação dos carros. É importante buscar fornecedores que ofereçam inclusive modelos que estimulem este fator. Hoje existem elevadores projetados justamente para esta questão, a fim de atender as necessidades do cliente que se preocupa com o desafio de tornar o ambiente de reparação mais produtivo.
Para isso, vale consultar uma empresa especialista: há modelos de elevadores automotivos pórticos que são projetados para aumento de produtividade dos mecânicos. Estes elevadores facilitam a movimentação do mecânico com carrinhos de ferramentas sob o veículo, possuem caixas em cada braço para colocar parafusos sem precisar colocá-las no chão; ou o kit lubrifil anexado para facilitar instalação da rede pneumática, além de um sistema para engate rápido e troca de apoios de veículos leves para alguns mais pesados como camionetes. Tudo isto facilita e agiliza enormemente o trabalho!
Em caso de oficinas dedicadas à lataria, funilaria e pintura, há também elevadores projetados para deixar o veículo à meia altura, melhorando a ergonomia (posição do mecânico) e facilitando o seu serviço.
2. Ofereça treinamento adequado para sua equipe
Muito bem, você fez um checklist dos serviços oferecidos e respectivos equipamentos, providenciando todo o arsenal que sua equipe precisa para trabalhar — mas isso não é tudo! De nada adianta investir na compra dos equipamentos se sua equipe não estiver devidamente treinada e orientada para utilizá-los da forma correta.
Sendo sua oficina mecânica um estabelecimento simples e pequeno ou parte de um grande centro automotivo, sua equipe precisa receber uma boa assistência. Assim, se qualificará para a instalação dos equipamentos e receberá instruções de como operá-los para maior produtividade, aumento da vida útil, o que também permite a redução das falhas, que podem comprometer a qualidade, o prazo e todo o andamento dos processos realizados na oficina. Para isso, também é essencial contar com fornecedores de confiança e que facilitem o suporte necessário principalmente no caso de equipamentos como os elevadores automotivos e rampas de alinhamento que requerem um maior cuidado e atenção na operação.
3. Tenha uma boa gestão dos agendamentos de reparos
Tudo pronto e equipe disposta, é hora de caprichar também na gestão dos pedidos e agendamento de reparos, para garantir um bom fluxo de trabalho.
Calcule de antemão o tempo gasto para a realização de cada reparo, informe seu cliente sobre a possibilidade de demora em uma ou mais etapas, sempre lhe explicando os motivos dos atrasos, e lhe proporcione uma forma de acompanhar o andamento dos processos para minimizar conflitos.
4. Saiba delegar as tarefas
Tenha, se for preciso, um bom layout em sua oficina mecânica que delimite as áreas em que cada tipo de serviço é feito, e deixe sua equipe bem ciente de quais são as etapas das quais cada funcionário deve participar. Isso garante que todo o serviço saia sincronizado e nenhum funcionário tenha, por exemplo, que esperar em demasia pela tarefa do colega para completar todo o processo de reparos.
E então, você já sabia que existiam opções de recursos para deixar sua oficina mais produtiva? Quais são as dificuldades que você mais encontra neste sentido? Compartilhe sua experiência conosco pelos comentários!