A pergunta que abre este post é uma dúvida recorrente de muitos proprietários de elevadores automotivos com base. Isto por que os demais tipos de elevadores automotivos como os pórticos e pantográficos não dão nem a chance do cliente pensar em uma instalação que não inclua o procedimento de fixação ao piso, pois inviabilizaria totalmente o uso dos mesmos tornando-os perigosamente instáveis.
Os elevadores com base passam a sensação a alguns clientes que o uso do chumbador é facultativo pois, se já possuo uma base bem firme e um piso teoricamente nivelado e de boa qualidade, por quê eu deveria chumba-lo?
De acordo com o Técnico Edy Gipiela que trabalha na região de Curitiba as principais desculpas dos clientes para não “chumbar” o elevador são:
1- Espaço é alugado e por tanto têm restrições quanto a furar o piso.
2- Quando instalou o elevador não tinha a broca e furadeira para fazer e desde então já se acostumou assim…
3- Pensa em mudar o elevador de posição futuramente então prefere aguardar.
4- O piso é má qualidade e por isso considera desnecessário “chumbar”.
Gipiela ainda complementa “- Os clientes sabem que o elevador chumbado é o certo mas, se é importante mesmo, por que algumas fábricas nem enviam os chumbadores?”.
De fato este comportamento de alguns fabricantes acaba colocando em dúvida a real importância deste procedimento, somado a isto já é possível perceber uma cultura popular no universo dos mecânicos que: ou já trabalharam ou já viram um conhecido trabalhar com um elevador de base que estava há anos sem ser chumbado e nunca deu problema.
É importante deixar claro que o fato dos elevadores terem base, ajuda às colunas terem uma maior sustentação sem que seja necessário ter que fixa-lo com chumbadores maiores e consequentemente ter um piso com uma espessura maior. Aliás, este é um dos principais motivos pelo qual os elevadores automotivos com base serem tão populares aqui no Brasil pois não é tão comum encontrar uma oficina/empreendimento que tenha um piso de espessura superior a 15cm e de alta resistência, mas é exatamente aí que não podemos nos confundir, ter um elevador com base de forma alguma quer dizer que não há a necessidade de fixá-lo ao piso.
Todo e qualquer modelo de elevador automotivo independente da sua marca, modelo, ano de fabricação ou nacionalidade, necessita ser chumbado.
A realidade é que nenhum dos argumentos dos clientes descritos à cima é suficientemente relevante para que o simples, mas importante procedimento de fixar o elevador deixe de ser realizado. Todo e qualquer modelo de elevador automotivo independente da sua marca, modelo, ano de fabricação ou nacionalidade, necessita ser chumbado.
No próximo post vamos abordar os principais motivos para chumbarmos o elevador ao piso. Fique ligado!