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Dicas Técnicas

Aprenda como atender um cliente idoso na oficina mecânica

10 de fevereiro 2 min. de leitura

Para que a oficina mecânica possa crescer, é preciso não apenas conhecimento técnico, mas saber como atender um cliente. Cada público tem um perfil diferente, exigindo versatilidade da equipe, que também deve verificar se houve compreensão total dos procedimentos a serem feitos no carro. Isso fará com que as pessoas se sintam bem acolhidas, promovendo um atendimento satisfatório.

Em se tratando de idosos, algumas atitudes e cuidados são fundamentais. Afinal, eles costumam exigir mais atenção e, dependendo do tratamento recebido, podem ajudar a trazer novos clientes ao fazer uma excelente propaganda boca a boca.

Acompanhe e veja como lidar com esse público em sua oficina mecânica!

Trate o idoso com respeito

Não importa a idade do cliente, ele sempre deve ser tratado de forma respeitosa. Ao contrário do que muitos pensam, idosos se mantêm informados e são lúcidos, conseguindo distinguir quando são bem tratados ou não.

Para demonstrar isso, questionar o que ele precisa e tratá-lo com igualdade é uma ótima maneira de demonstrar a importância que ele tem.

Tenha paciência

Nem sempre usar termos técnicos ou falar rápido demais será uma maneira de se fazer entender. É preciso ter um pouco de paciência, uma vez que algumas informações podem demorar mais para serem absorvidas.

Se for preciso explique mais de uma vez cada coisa e mude a forma de falar. A teimosia é bastante comum nas pessoas idosas, sendo preciso manter a tranquilidade e entender que não se trata de nada pessoal.

Ajuste a linguagem

Os mecânicos costumam ser mais jovens que esses clientes, sendo que a linguagem e a forma de falar são diferentes. É preciso ter cuidado nesse ponto: usar gírias atuais pode se tornar uma verdadeira confusão.

Opte por manter um tom mais formal no diálogo e se faça entender, falando da mesma forma que o cliente. A perda de audição é um problema bastante comum. Então, manter o tom de voz mais elevado pode ser bastante útil para que a pessoa escute e compreenda melhor.

Aposte no conforto para saber como atender um cliente

Se o idoso vai esperar na oficina enquanto aguarda o serviço ser feito no carro, no mínimo ele precisa estar confortável. Ter um espaço limpo e no qual ele possa se sentar para esperar é fundamental.

Ter uma sala de espera bem ventilada e com cadeiras ou poltronas confortáveis é de grande valia. Disponibilizar água ou café pode tornar esse momento ainda mais prazeroso.

Ofereça dicas

Se for identificado que está ocorrendo mau uso de algum item, não se deve esperar que o cliente reclame do problema. Quem atender ao idoso pode orientar sobre o que foi identificado e como proceder.

Surpreenda o cliente dando algumas dicas de como ele pode conservar melhor o carro e evitar manutenções frequentes. Depois de realizar o serviço oriente como ele deve, por exemplo, calibrar os pneus ou o período adequado para fazer uma manutenção preventiva.

Os idosos são clientes como todos os outros, porém para saber como atender um cliente bem é necessário identificar o seu perfil. Sabendo algumas das necessidades desse público e buscando uma forma de atendê-las, faz-se com que a oficina se destaque e fidelize o consumidor.

Para você, como é atender um cliente idoso bem? Quais são as ações que implantaria ou já adotou na sua oficina? Conte-nos pelos comentários!

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