O Google Maps é uma ferramenta muito útil para os empreendedores, pois permite que os consumidores identifiquem a localização do estabelecimento e descubram o melhor caminho para chegar até ele. Além disso, dados de contato podem ser fornecidos, como telefone e e-mail.
Neste post vamos mostrar como você pode fazer com que sua oficina possa aparecer no Google Maps. É um processo relativamente simples. Confira!
O Google Maps
É um serviço grátis do Google que usa mapas geográficos digitais para fornecer a localização. Ele permite encontrar exatamente o ponto que se deseja, por meio de informações como país, cidade, estado, rua ou até mesmo pelo nome de empresas.
Trata-se de um serviço de mapas muito usado por todos os tipos de internautas, sejam eles empresários ou consumidores em geral que desejam encontrar pontos específicos, de forma imediata e prática.
Os recursos do Google Maps
Essa ferramenta oferece uma série de recursos para tornar a experiência do usuário mais fácil e melhorar a vida das empresas.
Ao acessar o Google Maps, é possível visualizar a área selecionada por meio de imagens 3D via satélite, de consultar rotas de carros, de transporte público ou mesmo a pé. Os recursos permitem também conferir as linhas mais acessíveis e até a situação do trânsito para deslocamentos com o veículo.
As vantagens de fazer sua oficina aparecer no Google Maps
Colocar a sua oficina mecânica no Maps poderá trazer uma posição bastante destacada nos resultados de pesquisa do Google.
Dessa forma, seu empreendimento vai se fortalecer no ambiente digital evai ganhar potencial competitivo, destacando-se entre as concorrentes e tornando-se mais visível para os usuários da internet.
Sendo assim, suas chances de captar novos clientes e de prestar mais serviços vão aumentar consideravelmente.
O Google Maps oferece as melhores rotas para o consumidor chegar até a sua oficina, considerando as menores distâncias e a localização dele.
Assim, caso um motorista consulte o Google Maps por conta de alguma pane no veículo e a sua oficina estiver cadastrada na plataforma, ela terá grandes chances de ser a escolhida por essa pessoa.
Se ela estiver perto do ponto onde o veículo se encontra, melhor ainda. Mas o motorista só ficará sabendo disso se você cadastrá-la no serviço de mapas do Google.
Outra vantagem é que sua oficina aparecerá no topo dos resultados do Google, pois os resultados do Maps sempre ficam situados no início da página, em posição privilegiada.
Quer mais vantagens?
Bem, você terá sua oficina mecânica indexada e melhor classificada no motor de buscas sem ter que pagar nada por isso.
Em outras palavras, ao fazer sua oficina aparecer no Google Maps, você usufruirá de benefícios como:
- cadastro grátis que permite um alcance muito amplo para captação de clientes sem custo algum e por tempo indeterminado;
- Visibilidade na plataforma Google com todas as informações sobre sua empresa e serviços;
- maior proximidade com o público por meio de um canal sempre aberto e de livre comunicação (provavelmente, receberá muitos feedbacks nos comentários postados na página de sua oficina, o que ajuda a melhorar ainda mais seu trabalho);
- consolidação da marca da sua empresa, ao ser mais visualizada e conhecida pelos usuários da web;
- geração de relatórios. Pela plataforma de cadastro, você poderá acompanhar como as pessoas estão alcançando sua empresa, ou seja, você poderá conferir se suas ações estão convertendo clientes de acordo com as suas expectativas e metas.
Outra vantagem é em relação às redes sociais. Não é preciso falar sobre a importância das redes sociais para qualquer negócio, pois elas favorecem maior engajamento do público com sua oficina mecânica.
Com a criação de seu cadastro no Google Maps, é gerada automaticamente uma página no Google+, criada especificamente para seu negócio. Por meio dela, você terá a chance de compartilhar dicas e informações que são de interesse de seus clientes.
Como cadastrar a sua oficina na plataforma
Veja a seguir um passo a passo para fazer sua oficina aparecer no Google Maps.
Acesse o Business Center
Se você ainda não tem uma conta no Google, vai precisar abrir uma. Depois, pode acessar o Business Center com ela. E não se esqueça de aceitar os termos de uso. Para evitar conflitos posteriores, leia as políticas antes de aceitá-las (lembre-se daquela recomendação dos advogados: nunca assine nenhum contrato sem antes ler).
É recomendável usar uma conta que possibilite acesso contínuo dos administradores da empresa. Fique atento; somente com ela, será possível modificar as informações. As contas pessoais de funcionários devem ser evitadas.
Preencha o formulário
Quando você confirmar, aparecerá um novo formulário. Se ele não aparecer, você deve clicar em “Adicionar uma listagem”, no ícone de engrenagem, situado no canto superior direito da tela.
Em seguida, você deve inserir os dados de contato mais importantes de sua oficina. Depois, clique em “enviar”.
Solicite direitos de administrador
Caso sua empresa se situe em uma zona comercial, certamente outras empresas vão aparecer quando você fizer o pedido.
Se o seu negócio aparecer no Google Maps, você pode solicitar direitos de administrador. Caso não apareça, clique na opção “Não, esta não é minha empresa” e confirme.
Confirme a criação do cadastro
O Google envia para as empresas uma correspondência com um código de cadastro para o endereço registrado. Quando você receber o comunicado e validá-lo, o lugar será oficializado. Existe também a possibilidade de validação via telefone.
Em seguida, será gerada uma página no Google+ para a sua oficina mecânica e você já poderá colocar informações mais completas sobre ela.
Capriche nos detalhes
Após completar o registro, acesse o painel do administrador e coloque informações como: horário de funcionamento, website, fotos, descrição do lugar e o que mais julgar necessário. Esses detalhes irão ajudar o usuário do Google Maps a encontrar com maior precisão a localização de seu negócio.
Lembre-se que o visual pode fazer um grande diferencial para o consumidor. Investir em fotos variadas, de boa qualidade, atrairá a atenção dele.
Tudo que facilita o acesso do internauta aos serviços de uma empresa é vantajoso e contribui para captar e fidelizar mais clientes.
E aí, gostou das dicas de como fazer sua oficina mecânica aparecer no Google Maps? Ajude outros empreendedores a divulgarem seus negócios, compartilhe o post em suas redes sociais!