Uma das formas mais antigas de conseguir agradar aos clientes, conquistar novos fregueses e, de certa forma, aumentar o volume de vendas de produtos e serviços de uma oficina mecânica é com a chamada “venda fiado”.
Mas acontece que nesse caso nem tudo são flores, e o nosso post de hoje aborda possíveis soluções para garantir que o empresário consiga receber o valor devido, mas sem precisar abandonar por completo a prática e, consequentemente, a sua estratégia comercial. Confira na íntegra e entenda!
Uma forma de aumentar e fidelizar a clientela
Os clientes de uma oficina mecânica nem sempre conseguem programar as manutenções e reparos dos seus veículos de forma a se encaixar confortavelmente em seu orçamento mensal. Dessa forma, são muitos os proprietários de oficinas que acabam se sensibilizando com os imprevistos de sua freguesia e permitem o pagamento a prazo, o chamado “fiado”.
Isso acaba criando uma relação de confiança entre as duas partes, e muitas vezes o cliente satisfeito acaba por levar mais pessoas para que façam a manutenção dos seus veículos naquele empreendimento. Portanto, o fiado pode se tornar uma via de mão dupla entre clientes e empresários.
Riscos envolvidos na prática de vender fiado
As vantagens de adotar a prática da cobrança a prazo muitas vezes não se justificam para o dia a dia de uma oficina mecânica, tendo em vista os riscos envolvidos.
Não se trata da simples quebra do fluxo de caixa do estabelecimento em função do inadimplemento do cliente, o que já seria motivo suficiente para abandonar a prática. Mas o próprio dono da oficina mecânica pode perder as anotações feitas em cadernetas ou arquivos de computador por diversos motivos.
Como a oficina mecânica pode continuar recebendo os pagamentos a prazo de uma forma mais segura
Atualmente é possível que os clientes tenham maior conforto para cumprir os compromissos com a oficina por meio da dilação do prazo para pagamento, mas de maneira que o proprietário da oficina não corra o risco de o cliente não pagar, ou até mesmo de perder as informações sobre os valores e dados do cliente.
Os bancos facilitaram bastante a concessão de máquinas para pagamentos com cartões de crédito, permitindo inclusive o parcelamento da dívida adquirida. Mas para isso é necessário que o cliente possua um cartão e limite para aproveitar esse tipo de vantagem.
Clientes sem cartão de crédito
Existe também a opção da utilização dos cheques, mas que acaba caindo na mesma zona de risco de inadimplemento e com a desvantagem de envolver questões complexas para que o pagamento seja devidamente realizado.
Dessa forma, uma ótima solução é a possibilidade de a oficina emitir boletos. Isso permite que a oficina continue trabalhando em uma relação de confiança entre as duas partes, mas com o cuidado de poder requerer judicialmente os valores devidos de forma rápida nos tribunais competentes.
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