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Gestão e Administração

Afinal, vender fiado na oficina mecânica é um risco?

03 de fevereiro 2 min. de leitura

Uma das formas mais antigas de conseguir agradar aos clientes, conquistar novos fregueses e, de certa forma, aumentar o volume de vendas de produtos e serviços de uma oficina mecânica é com a chamada “venda fiado”.

Mas acontece que nesse caso nem tudo são flores, e o nosso post de hoje aborda possíveis soluções para garantir que o empresário consiga receber o valor devido, mas sem precisar abandonar por completo a prática e, consequentemente, a sua estratégia comercial. Confira na íntegra e entenda!

Uma forma de aumentar e fidelizar a clientela

Os clientes de uma oficina mecânica nem sempre conseguem programar as manutenções e reparos dos seus veículos de forma a se encaixar confortavelmente em seu orçamento mensal. Dessa forma, são muitos os proprietários de oficinas que acabam se sensibilizando com os imprevistos de sua freguesia e permitem o pagamento a prazo, o chamado “fiado”.

Isso acaba criando uma relação de confiança entre as duas partes, e muitas vezes o cliente satisfeito acaba por levar mais pessoas para que façam a manutenção dos seus veículos naquele empreendimento. Portanto, o fiado pode se tornar uma via de mão dupla entre clientes e empresários.

Riscos envolvidos na prática de vender fiado

As vantagens de adotar a prática da cobrança a prazo muitas vezes não se justificam para o dia a dia de uma oficina mecânica, tendo em vista os riscos envolvidos.

Não se trata da simples quebra do fluxo de caixa do estabelecimento em função do inadimplemento do cliente, o que já seria motivo suficiente para abandonar a prática. Mas o próprio dono da oficina mecânica pode perder as anotações feitas em cadernetas ou arquivos de computador por diversos motivos.

Como a oficina mecânica pode continuar recebendo os pagamentos a prazo de uma forma mais segura

Atualmente é possível que os clientes tenham maior conforto para cumprir os compromissos com a oficina por meio da dilação do prazo para pagamento, mas de maneira que o proprietário da oficina não corra o risco de o cliente não pagar, ou até mesmo de perder as informações sobre os valores e dados do cliente.

Os bancos facilitaram bastante a concessão de máquinas para pagamentos com cartões de crédito, permitindo inclusive o parcelamento da dívida adquirida. Mas para isso é necessário que o cliente possua um cartão e limite para aproveitar esse tipo de vantagem.

Clientes sem cartão de crédito

Existe também a opção da utilização dos cheques, mas que acaba caindo na mesma zona de risco de inadimplemento e com a desvantagem de envolver questões complexas para que o pagamento seja devidamente realizado.

Dessa forma, uma ótima solução é a possibilidade de a oficina emitir boletos. Isso permite que a oficina continue trabalhando em uma relação de confiança entre as duas partes, mas com o cuidado de poder requerer judicialmente os valores devidos de forma rápida nos tribunais competentes.

Gostou do conteúdo de hoje? Então você também pode se interessar por nosso artigo Saiba como lidar com 5 tipos de cliente em sua oficina mecânica.

 

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