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Marketing

Afinal, por que criar um programa de fidelidade para a oficina?

22 de novembro 6 min. de leitura

A concorrência está muito grande hoje em dia. Há muitas empresas criando novos produtos e serviços. Em meio a esse cenário, a oficina não fica para trás. Afinal, é lá que os veículos são bem cuidados e podem voltar para as ruas novinhos.

A questão é: como fidelizar os clientes para que eles voltem e divulguem com o marketing boca a boca o trabalho realizado? É fácil! Com programa de fidelidade.

É possível que você já tenha ouvido falar do programa de fidelidade para oficinas. É uma estratégia para atrair os clientes, a fim de que possam ser recompensados por terem escolhido determinada oficina ou por sempre apoiar o estabelecimento, indicando familiares e amigos.

Quando você criar uma estratégia de fidelização, é mais fácil montar uma cartela de clientes que sempre voltarão, sem contar que ajuda a aumentar a credibilidade da oficina! Quer saber mais sobre programa de fidelidade para oficinas? Continue a leitura!

Programa de fidelidade para oficinas: conheça algumas possibilidades

Para que tudo fique mais claro, vamos apresentar exemplos sobre como se estruturam algumas experiências positivas de programas de fidelidade. Para tanto, organizamos em tópicos alguns tipos de abordagens.

Serviços adicionais gratuitos

Imagine aquele cliente que, regularmente, deixa um bom dinheiro em sua oficina. Na cabeça dele, não restam dúvidas de que os serviços prestados em seu estabelecimento são de excelência. Diante disso, uma pergunta: o que você tem feito para retribuir tanta confiança?

Pensando nesse público, é mais do que razoável oferecer alguns serviços adicionais gratuitos que não vão onerar quase nada o seu caixa. Pense, por exemplo, em procedimentos de baixo custo e complexidade, como troca de óleo e limpeza química do motor.

Esse tipo de ação, por si só, não é um programa de fidelidade, mas tem o potencial de ser o carro-chefe de uma estratégia bem estruturada. Até o final deste post, você poderá acompanhar um passo a passo sobre como estruturar seu programa.

Brindes

Seguindo a mesma linha dos serviços adicionais, os brindes são outro tipo de ação interessante de ser incorporada a um programa de fidelidade. Isso porque oferecer pequenos presentes a seus clientes transmite uma imagem de cuidado e preocupação que poucos negócios apresentam. Ou seja, você estaria investindo em um diferencial.

Mas veja bem, existem brindes e brindes. Canecas, chaveiros e canetas são legais? Sim! Porém, você precisa sair do lugar-comum. Em comparação a essas opções citadas, observe como uma simples sacolinha de pano para colocar lixo ou aquelas famosas soluções de “cheirinho para carro” podem ser mais interessantes. Em outras palavras, quanto mais utilitário for o brinde, melhor!

Criação de parcerias

Certamente, você já utilizou ou pôde acompanhar como funcionam alguns programas de fidelidade para algum tipo de serviço. Em alguns casos, o consumidor cadastrado no programa é convidado a usufruir da seguinte vantagem: “Apresente seu cartão de fidelidade em lojas parceiras e receba ‘X’ desconto nos ‘Y’ produtos.”.

No segmento de oficinas mecânicas, esse tipo de estratégia já é utilizada há algum tempo e tem deixado satisfeitos tanto clientes quanto proprietários. Imagine ser parceiro de algumas autopeças e lava-rápidos. Você não imagina o círculo virtuoso que pode se formar a partir disso.

Na prática, você estaria em contato direto com o público de outros segmentos que tem grandes chances de se interessar pelos seus serviços. Afinal, estamos falando de demandas relacionadas a automóvel.

Programa de fidelidade é tratamento VIP

Que fique bem claro que o programa de fidelidade é mais positivo quando você o aplica aos clientes VIPs, ou que já estão há um bom tempo com você, justamente para fidelizá-los ainda mais. Agora, se um cliente novo gostou muito do serviço e ficou satisfeito, vale a pena também informá-lo sobre o programa de fidelidade.

Lembre-se sempre que o programa deve funcionar. Por isso, é importante perceber o comportamento dos clientes e verificar se gostariam de aderir ou não. Pesquise os dados e estabeleça uma comunicação agradável com eles.

Como fazer um programa de fidelidade

Agora, que você já sabe o que é um programa de fidelidade, é hora de conhecer como esse tipo de estratégia se estrutura na prática. Confira o passo a passo que organizamos e avalie como você poderá implementar um programa em sua oficina.

Passo 1: Foco no atendimento ao cliente

Em primeiro lugar, saiba que para fidelizar o cliente é necessário que o atendimento seja de qualidade, imediato e eficiente. Logo, quando o consumidor procurá-lo na oficina, todos os funcionários precisarão oferecer um atendimento diferenciado e personalizado, tratando cada tipo de cliente como se fosse único.

Passo 2: Levantamento de dados do cliente

Será necessário recolher informações sobre os seus clientes. E-mail, telefone e até as redes sociais podem fornecer insights importantes para você criar ações que ajudem na divulgação da oficina e aumentem a sua clientela.

Com os dados, você pode enviar e-mails ou mensagens no WhatsApp avisando sobre promoções, novos serviços ou contar sobre os pontos acumulados na oficina com o programa de fidelidade.

Passo 3: Trabalhando a escassez

Estabeleça prazos para que os clientes utilizem ou solicitem as recompensas. Eles devem perceber que esses benefícios têm um tempo determinado, justamente para que seja estimulado o gatilho mental de escassez.

Uma oficina pode oferecer cada vez mais recompensas novas, que interessarão o público-alvo. Inclusive, compensa rever quais são os serviços que os seus clientes mais pedem, para você segmentar o programa e deixá-lo ainda mais atraente.

Passo 4: Aprenda a fazer parcerias

O último passo é divulgar o programa de fidelidade. De que adianta você contar com um ótimo plano de benefícios se não divulgá-lo? Deixe que os seus clientes saibam, postando nas redes sociais, por exemplo. Dessa forma, você agregará ainda mais valor ao seu programa de fidelidade!

Passo 5: Foco em divulgação

Um programa de fidelidade só será efetivo, de verdade, caso seja possível estabelecer algumas parcerias com outros negócios. Já tratamos desse ponto anteriormente e, agora, vamos mostrar como tudo funciona.

Primeiramente, a parceria pode acontecer em caráter de “complementação”. Imagine, por exemplo, que você trabalhe com alinhamento e balanceamento e um potencial parceiro não. Ao mesmo tempo, esse parceiro oferece o serviço de retificação de motores e você não.

A partir de uma parceria, o serviço que não pode ser feito na sua oficina poderá ser realizado na do seu parceiro mediante a aplicação de alguns descontos sobre o valor total do procedimento realizado. O contrário também é válido, de modo que você passaria a absorver uma demanda de trabalho de outra oficina via indicação ou programa de fidelidade (caso seu parceiro tenha um).

Como já foi mencionado, outras possibilidades de parcerias também são muito válidas. Lava-rápidos, autopeças, seguros veiculares, lanternagem, borracharia… O que não faltam são opções. Avalie o custo-benefício de se associar a outros negócios e comece já a estruturar seu programa de fidelidade com muitas parcerias.

O que achou da nossa análise sobre como fidelizar clientes via programa de fidelidade para oficinas? Comente e compartilhe a sua opinião conosco.

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