Não tem como escapar! Com a disseminação das redes sociais e de todos os sistemas de comunicação da atualidade um dos principais termômetros de sucesso de um negócio é o marketing boca a boca.
Para manter equilibrado o nível de comentários e potencializado o de indicações em sua oficina mecânica saiba que existem dicas que podem otimizar os elogios.
Pensando nisso, preparamos quatro orientações que poderão ser úteis para transformar o marketing boca a boca em uma excelente ferramenta de vendas dos seus produtos. Mas, antes disso, você sabe o que significa a expressão?
Veja o que é marketing boca a boca
É quando os clientes falam positivamente sobre determinado serviço, atendimento ou produto adquirido em seu estabelecimento. Trata-se de um compartilhamento das experiências, que podem ser positivas ou negativas.
Dessa maneira, quanto mais satisfeito estiver o consumidor, melhor será o marketing boca a boca, pois ele vai indicar sua oficina para outras pessoas, além de tecer bons comentários nas redes de contatos.
O resultado é muito eficaz e, muitas vezes, repercute melhor do que anúncios publicitários nos meios de comunicação. Mas, é preciso sempre buscar a credibilidade, pois o boca a boca negativo pode causar um impacto de difícil reversão.
Preparado? Então vamos as 4 dicas que poderão auxiliá-lo a sempre utilizar o marketing boca a boca em prol de sua oficina mecânica.
1- Garanta a satisfação dos clientes
O bom atendimento é o pilar para que o marketing boca a boca traga resultados positivos na sua oficina mecânica.
Para isso, esteja sempre aberto a ouvir sugestões e busque soluções aos problemas apontados pelos clientes.
Faça um serviço de qualidade, utilizando peças de boa procedência. Busque sempre a transparência na hora de explicar orçamentos e mantenha os prazos dos serviços em dia.
2- Estimule os clientes a compartilhar boas práticas
Quando os seus clientes estiverem satisfeitos e fizerem bons comentários em relação aos serviços prestados pela sua oficina mecânica, estimule-os a comentar sobre isso.
Pode ser nas redes sociais, no ambiente familiar, no trabalho, clube, com os amigos do futebol, enfim, o importante é disseminar que você pode solucionar os problemas de outras pessoas.
Criar um programa de fidelidade também é uma excelente oportunidade para manter os atuais clientes, além de oferecer vantagens para que propaguem a sua marca.
3- Divulgue sua marca nas redes sociais
Utilizar as redes sociais é uma maneira inteligente de propagar o marketing boca a boca de sua oficina. Sempre em que um serviço for feito, poste uma foto mostrando como estava e como ficou – o famoso antes e depois.
Mostrar os equipamentos utilizados no seu ambiente de trabalho também desperta o interesse de novos clientes, assim como capacitações dos colaboradores em cursos e outros tipos de eventos ligados ao setor.
Manter a oficina sempre limpa e com as ferramentas no seu devido lugar, além da exigência do uso de uniforme, também trazem comentários positivos.
4- Seja grato e reconheça o valor dos clientes
Educação é tudo em qualquer negócio! E para manter o marketing boca a boca é fundamental. Por isso, agradeça aos seus clientes, elogie-os de maneira honesta e seja amigo de todos.
Vale a pena sempre agradecer pela escolha de sua oficina e jamais deixe alguém sair com algum aborrecimento. Procure entender a situação e ouça para chegar a um consenso.
Com todas essas práticas vivenciadas, e alinhadas, no dia a dia, certamente o marketing boca a boca fará a diferença para o sucesso de sua oficina mecânica!
Este artigo foi interessante para você? Então, deixe aqui seu comentário e nos ajude a propagar o marketing boca a boca!